Pernas torneadas: como realizar um treino potente Foto: Reprodução/Internet

Confira cinco exercícios para conquistar pernas mais torneadas e fortes

O treino de pernas é considerado o mais difícil, e conseguir tonificá-las leva algum tempo. No entanto, a personal trainer Joicy Vanessa explica que existem alguns exercícios considerados coringas e que devem ser obrigatórios no treino de pernas para quem quer ganhar massa muscular e alcançar os resultados desejados. “Esses cinco exercícios são multiarticulares, ou seja, que trabalham mais de um grupamento muscular”, adianta. Descubra quais são e adicione-os ao seu treino!

Melhora exercícios para o treino de pernas

1. Stiff 

De acordo com a profissional, esse é um excelente exercício que trabalha muito os posteriores (parte de trás da coxa) e o bumbum. Essa execução traz também o fortalecimento do core (região lombar e abdômen).

2. Agachamento sumô 

A profissional explica que essa é uma variação do agachamento tradicional, sendo um excelente exercício que trabalha principalmente os músculos adutores (parte interna da coxa), quadríceps e glúteos. Sendo bem executado, traz grandes benefícios para enrijecer, tonificar e hipertrofiar aquela parte interna da coxa que as mulheres tanto reclamam. 

3- Afundo 

Conforme Joicy, esse é um agachamento unilateral e multiarticular, onde trabalha-se vários grupos musculares como quadríceps, posterior e glúteo. “Excelente exercício para quem busca hipertrofia de quadríceps e dos glúteos máximo e mínimo. Além de melhorar a coordenação motora e consciência corporal”, aponta. 

4. Búlgaro 

A personal trainer afirma que esse é o melhor exercício para quem quer hipertrofiar, definir e tonificar as pernas e o bumbum. “Devido ao seu nível de complexidade, há um maior recrutamento da musculatura do quadríceps e glúteos, exige muita força, equilíbrio, amplitude e técnica correta”, explica. 

5. Agachamento 

Por fim, o exercício que não pode faltar nunca no seu treino de perna! Por ser multiarticular, ele trabalha todos os músculos do quadríceps, glúteos, posteriores e interno da coxa. “Dentre seus benefícios estão o aumento do volume muscular, aumento da força e potência do quadríceps e glúteos. Ele também fortalece e protege musculaturas que envolvem as articulações do quadril, joelhos e tornozelos. E o melhor é que você pode realizar o agachamento na academia ou até mesmo em casa. Para quem está iniciando nos treinos, pode ser realizado apenas com peso corporal e fazer a progressão de carga quando se sentir confiante e sabendo todas as técnicas de movimento”, finaliza Joicy.