
Para além do romantismo, relações estáveis exigem esforço, escuta e presença todos os dias
Manter um casamento feliz ao longo dos anos é um desafio que vai muito além dos votos feitos no altar. Afinal, não é fácil lidar com os problemas diários, as diferenças de personalidade e os imprevistos da vida de casal. Apesar da complexidade, a resposta para uma relação duradoura está nas pequenas escolhas do dia a dia.
Casamento duradouro começa com reciprocidade emocional

O professor e filósofo Clóvis de Barros Filho, um dos convidados da segunda edição do WeTogether, evento promovido pela Welucci, destacou a importância da reciprocidade emocional como base de um casamento duradouro. “As relações amorosas, afetivas, matrimoniais são relações que promovem autoestima e autoconfiança reciprocamente. A única coisa que realmente importa para você é a alegria dele, justamente porque a coisa que mais importa para ele é a sua alegria.”
O que mais enfraquece um casamento?
A psicóloga Barbara Hilsenbeck listou as cinco principais razões que fazem um casamento acabar: dinheiro, comunicação, intimidade, infidelidade e vícios. “Nós não tropeçamos em montanhas, tropeçamos em pedrinhas”, afirmou durante a sua palestra no evento.
A construção de um casamento duradouro na prática
Casados há 10 anos, Alexandre Luca e Vanessa Figueiredo, além de dividirem a vida de casal, também trabalham juntos na Welucci. O CEO e a fundadora da empresa relembram as dificuldades enfrentadas no início do casamento.
“O nosso primeiro ano foi caótico, porque são duas vidas com rotinas diferentes e, até a gente criar essa conexão, leva um tempo. Sempre digo que a vida só melhora com casamento – mas isso não acontece da noite para o dia”, afirmou Vanessa.
Atitudes que fortalecem
Para quem deseja fortalecer sua relação, Barbara apontou três atitudes práticas que ajudam a preservar o respeito e a admiração mútua: “Evitem críticas ou alfinetadas em público”; “Não se comparem ou compitam entre si”; e “Elogiem e valorizem um ao outro diariamente”.
Em tempos de relações líquidas, manter um casamento exige presença, escuta e vontade de evoluir junto. As falas dos especialistas reforçam que o verdadeiro “felizes para sempre” não se constrói com grandes declarações de amor, mas com escolhas conscientes, respeito mútuo e o compromisso de fazer do outro feliz todos os dias.