Brincadeiras que trabalham o desenvolvimento intelectual Foto: Art-shutterstock_2030590715

O ato de brincar com uma criança é capaz de ajudar a desenvolver empatia, independência e comunicação, mas quando falamos de criança autista, surge uma preocupação do que se deve brincar e o que usar. Por isso, a Mente Afiada separou algumas atividades e brincadeiras que vão divertir, e também estimular as crianças.

1. Mapa do tesouro

Essa é umas das brincadeiras que trabalha a coordenação motora, o raciocínio lógico e a linguagem. Para fazê-la, basta esconder um objeto em qualquer lugar da casa. Depois, é só criar um mapa simples do espaço onde vocês estão, e convidar a criança para a busca do tesouro.

2. Atividades coletivas

A ideia é estimular a integração com um time. Para isso, escolha alguma atividade que seja praticada em grupo – vale basquete, futebol, vôlei e até mesmo boliche. Não precisa se prender às regras do jogo, o que vale é participar. Aqui trabalha-se a coordenação motora, linguagem e atenção. Uma dica é fazer a atividade em um espaço adaptado para que os jogos aconteçam em cima de um tapete EVA, para que os barulhos não assustem as crianças.

3. Dominó

O jogo de dominó envolve operações matemáticas, raciocínio lógico e estratégia. Basta comprar uma caixa e ensinar a criança como se joga. É importante tomar cuidado com o barulho que os dominós também podem fazer.

4. Quebra-cabeça

Essa atividade ajuda as crianças a entenderem as formas e estimula o uso da imaginação. Uma outra opção é usar o tangram, um quebra-cabeça chinês que tem sete figuras (cinco triângulos de tamanhos diferentes, um quadrado e um paralelograma), o que permite a criação de mais de cinco mil desenhos.

5. Massinha de modelar

Além de colaborar com a coordenação fina, essa atividade permite que as crianças modelem letras, números, bonecos e outros objetos para brincar. Além da tradicional massinha, é possível fazer brincadeiras usando argila, tinta e areia, mas caso a criança tenha maior sensibilidade táctil ou não gosta de se sujar, tenha uma toalha à mão.

6. Passeio na natureza

Esta atividade trabalha a atenção, a comunicação, o tato e a audição. Leve o pequeno para uma caminhada curta em um jardim ou parque. Durante o passeio, aproveite para mostrar e ensinar os nomes dos animais e plantas que vivem naquele ambiente.

7. Objeto surpresa

A criança deve ficar de olhos fechados ou com uma venda. Em seguida, coloque algum objeto em suas mãos para que ela adivinhe o que é a partir dos estímulos de tato. Esta atividade trabalha os sentidos, a comunicação, a atenção, o foco e até mesmo a respiração.

8. Diário

Um exercício que incentiva a expressão dos sentimentos, organização dos pensamentos e a habilidade de construção de histórias. No começo os pais podem ajudar e, após a alfabetização, a criança pode fazer sozinha.

9. Músicas e rimas

Separe um momento do dia para ouvir algumas músicas com as crianças, cantar junto e assistir a vídeos infantis. Isso contribui para o raciocínio dos pequenos ao entender a junção de palavras, ter consciência de semelhanças e diferenças de fonemas, assimilar o sentido de uma frase ou associar imagens a falas.

10. Desenhando com os pés

Nesta brincadeira acontece o estímulo à coordenação motora, linguagem, comunicação e sensorialidade. Para fazê-la, coloque cartolinas ou papéis no chão, que sejam grandes para terem espaço. Usando tintas à base de água, criem desenhos e caminhos juntos. Aqui os pais podem participar também!