Você também pensa assim? Sabia que a ansiedade, o estresse e a rotina podem causar pavor ao iniciar uma nova semana?
O domingo à noite chega e, junto com ele, vem aquele gostinho de: ‘poxa, já acabou o final de semana?’. Esse sentimento é comum para a maioria das pessoas. Mas muita gente experimenta também uma sensação de verdadeiro pavor ao pensar que o dia seguinte será segunda-feira. Isso pode estar associado a diversas causas, dentre elas a extrema insatisfação pelas tarefas que precisarão ser realizadas durante a semana.
“A sensação de ansiedade ou tristeza ao pensar na segunda-feira pode ser atribuída a uma série de fatores psicológicos e sociais. Em grande parte, isso pode estar relacionado à transição abrupta de um período de descanso e lazer durante o final de semana para a retomada das responsabilidades e obrigações da semana de trabalho ou estudo. Algo que também tem relação com a ansiedade de precisar retornar ao ambiente laboral”, esclarece Fabiano de Abreu Agrela, pós-doutor e PhD em neurociências.
A rotina impulsiona o esgotamento
Além disso, o profissional explica que o dia a dia moderno, por si só, promove uma ansiedade excessiva. O que faz com que a percepção da segunda-feira seja processada de forma menos eficiente pelo cérebro. “A expectativa de voltar à rotina de trabalho ou escola pode afetar emocionalmente as pessoas devido à pressão e ao estresse associados a essas atividades. A ansiedade pode surgir da preocupação com prazos ou metas que se aproximam, pensando em deixar o lazer do fim de semana para retornar à pressão do ambiente de trabalho.”
Mas atenção! Agrela alerta que essa aversão ao início da semana não necessariamente está ligada à segunda-feira. Mas pode ser um sintoma de burnout, ou seja, da exaustão relacionada ao trabalho. “O acúmulo de pendências no trabalho, a depender da forma como seu cérebro está processando essas informações, pode gerar um estado de estresse negativo”, aponta.
O burnout, o esgotamento e as rotinas reais
A síndrome de burnout é uma condição grave que afeta cerca de 32% dos profissionais no Brasil, podendo eventualmente progredir para uma forma grave de depressão. Para entender essa exaustão, é preciso que falemos de rotinas reais! Muitas vezes, apenas adotar maneiras de melhorar a qualidade do trabalho e conseguir aproveitar o final de semana não são o suficiente para aliviar o esgotamento mental e cansaço. Afinal, as causas da angústia podem estar relacionadas a demandas excessivas de trabalho, pressão dos chefes ou até mesmo objetivos humanamente difíceis de serem alcançados.
Em junho deste ano, uma reportagem do Globo Repórter mostrou como o trabalho doméstico pode levar ao esgotamento e até desenvolver um quadro de burnout. Mesmo que na literatura médica as tarefas de casa não se encaixem nas definições do que pode causar a síndrome. A verdade é que esse tipo de serviço representa um acúmulo de atividades: limpar, cozinhar, cuidar de crianças – é uma rotina que parece não ter fim, e a consequência é o sentimento de estar sobrecarregada.
“Pessoas insatisfeitas em seus empregos tendem a experimentar uma maior sensação de ansiedade e desmotivação ao iniciar a semana de trabalho, sentindo-o como um fardo”, aponta o neurocientista.
Se acalme, faça planos e mude a perspectiva
O fatídico primeiro dia da semana pode trazer sintomas como ansiedade, tristeza, falta de energia, irritabilidade, sensação de fragilidade, falta de confiança, esgotamento, dificuldade de concentração e, em alguns casos, insônia. O neurocientista recomenda cuidar desses sentimentos para amenizar a angústia relacionada à segunda-feira. Definir metas realistas para a semana e praticar a gestão do estresse ajudam nesse processo.
“Mudar a forma como se enxerga a segunda-feira é eficaz para aliviar os sintomas, cultivar uma mentalidade positiva e enxergar a segunda-feira como uma oportunidade para começar de novo e poder fazer a diferença no ambiente, e não como um fardo a ser enfrentado.”
Sua vida é mais que o seu trabalho!
Ao encarar o início da semana, é preciso lembrar que o trabalho é uma parte importante, mas não a única da sua vida. Ele pode te proporcionar sustento, realização pessoal, propósito e ser fundamental para desenvolver habilidades, mas não deve ser o foco total da sua existência.
Diversos motivos geram a ansiedade pelo início da semana. Entre eles, a pressão constante para sermos produtivos e entregarmos resultados o tempo todo, o que leva ao esgotamento. Não devemos esquecer que somos seres multidimensionais, com vidas compostas por várias facetas, como relacionamentos, interesses pessoais, hobbies e, principalmente, a saúde – inclusive a mental!
Reservar tempo para cuidar de nós mesmos, dedicar-se a atividades que nos tragam alegria e nutrir nossos relacionamentos, não apenas ajuda a reduzir a ansiedade em relação ao trabalho, mas também melhora nossa qualidade de vida de forma geral.
O descanso é obrigatório
Além de mudar a forma de pensar, dormir e descansar corretamente no fim de semana é fundamental para a forma como as pessoas se sentem na segunda-feira. Afinal, o descanso adequado contribui diretamente para uma transição mais suave para a semana de trabalho e evita o esgotamento. “É preciso saber “virar a chave” entre lazer e trabalho, apesar de ser importante haver uma sinergia entre eles”, indica o especialista.
Além disso, manter o equilíbrio entre trabalho e lazer também reduz o estresse da volta à rotina. “Priorizar o tempo de descanso, hobbies e atividades relaxantes são grandes aliados para uma melhor saúde emocional e mental”, finaliza Agrela.