Líder: não seja motivo de medo! É fácil elencar o que os pontos que fazem um bom líder, mas o que será que torna uma pessoa capaz de uma liderança ruim?

É fácil elencar o que os pontos que fazem um bom líder, mas o que será que torna uma liderança ruim?

Uma organização tradicional, seja qual for o tamanho, vai ter uma pessoa no comando, que geralmente ocupa o cargo de “gestor”. Essa figura possui uma série de responsabilidades, entre elas, a de liderar os colaboradores, orientando-os para que consigam exercer o trabalho da melhor maneira possível e alcançar os resultados desejados.

No entanto, é importante estar preparado e ter em mente que é uma tarefa bem mais difícil do que se imagina. É fácil pontuarmos os pontos que fazem um líder ser considerado “bom”: diálogo, respeito, escuta ativa, preocupação com o bem-estar dos colaboradores e perceber se estão entendendo o que precisa ser feito. Mas o que será que torna uma liderança ruim, então?

E a resposta é…

Pedro Signorelli, um dos maiores especialistas do Brasil em gestão com ênfase em OKRs, explica que o que torna a liderança ruim é a falta de preparo do líder para lidar com as pessoas. “Tipicamente, se promovem pessoas que desempenham bem suas funções técnicas a cargos de liderança. E o que acontece é que colocamos uma pessoa muito bem preparada em sua posição atual, mas despreparada para exercer a nova função. Esperamos que a pessoa saiba lidar com outras – liderar – da mesma forma com que fazia sem o cargo. Pode saber fazer, mas não necessariamente orientar e desenvolver. Algo que para ela é óbvio, para o outro não será. E o líder pode acabar tratando mal, de forma desrespeitosa, o liderado, às vezes, na frente dos outros”, pontua.

Pontos importantes de um líder

A função primordial do líder é comunicar o que precisa alcançar, o que fazer no momento e, principalmente, o motivo de direcionar os esforços para uma coisa em vez de outra.

Além disso, o feedback é o ponto principal para um líder desempenhar bem o seu papel, tanto o passar quanto receber. “As pessoas não são perfeitas e assumimos opiniões em nossas atividades. Nem sempre essas premissas são verdadeiras. E, além disso, sentimos a necessidade de feedback em nossa jornada de trabalho para ajustar a rota, nosso comportamento ou avaliar a necessidade de capacitação. Isso pode parecer óbvio, mas não somos máquinas. Também nos faz muito bem sermos apreciados em nossas tarefas, e reconhecimentos genuínos estimulam tanto quem os recebe quanto os demais a darem o seu melhor”, afirma Pedro.

Outra função primordial da liderança é promover o desenvolvimento profissional e o crescimento de seus subordinados. “Um líder que limita as oportunidades de desenvolvimento dos colaboradores vai acabar perdendo-os para outras áreas da empresa, ou pior, para outra empresa. Às vezes, a concorrente.”

É um processo longo e árduo

É claro, ninguém nasce líder ou faz uma boa gestão da noite para o dia. Isso é parte de um processo que pode ser longo e árduo. Porém, Pedro pontua que o que faz a diferença é se essa pessoa que está na posição de líder realmente está se esforçando e tentando melhorar a cada dia, se empenhando para entregar mais qualidade para o seu time. “É fundamental criar um ambiente seguro para que todos os colaboradores se sintam bem, conseguindo entregar uma performance de qualidade e fazendo com que o time evolua, o que trará resultados positivos para a empresa”, finaliza Pedro.