De acordo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças e problemas cardiovasculares representam a principal causa de mortes no Brasil. Segundo o Cardiômetro da SBC, mais de 248 mil óbitos relacionados à condição ocorreram em 2024.
E durante o verão, época com altas temperaturas, o cuidado deve ser redobrado com os problemas cardiovasculares, principalmente arritmias, infarto agudo do miocárdio e Acidente Vascular Cerebral [AVC]. Os mais afetados costumam ser idosos e pessoas com doenças crônicas.
Cuidados com o coração durante o calor
Segundo explica o cardiologista Flávio Cure, coordenador do Centro de Estudos do CopaStar, nessa época do ano é importante que pessoas com doenças cardiovasculares tenham uma atenção maior nos dias mais quentes.
“O calor extremo faz o sangue ficar mais espesso, o que aumenta o risco de dilatação dos vasos sanguíneos. E por isso, pessoas com insuficiência cardíaca apresentam um risco maior de desenvolver arritmias. Também pode haver casos de tontura e desmaios”, alerta o especialista.
O médico lembra que é importante evitar o suor excessivo, principalmente pessoas que já apresentam problemas de hipertensão arterial.
“É importante consumir bastante líquido, especialmente no verão, pois a desidratação pode baixar a pressão arterial, visto que o volume sanguíneo diminui quando o corpo não tem água suficiente”, lembra.
O médico também recomenda manter as consultas em dia, continuar o uso de medicamentos, fazer uma boa hidratação, refeições bem leves, priorizando saladas, frutas e comidas frias.
“Se precisar sair, usar sempre filtro solar, hidrate-se e use roupas leves. Evite também banhos muitos quentes e alimentos gordurosos e ultraprocessados”, enumera.
Os principais sintomas que merecem atenção no verão:
O doutor Flavio lista alguns sinais de alerta para o corpo durante o calor:
- Aceleramento do batimento cardíaco
- Ansiedade
- Tontura ou dor de cabeça
- Dores no peito que se estendem ao braço, às costas ou ao queixo.