
Correr oferece diversos benefícios para a saúde e o bem-estar da mulher. Confira tudo o que você precisa saber para dar as primeiras passadas
A corrida realmente caiu no gosto dos brasileiros. Um reflexo disso é o crescente número de provas e participantes por aqui. Porém, o mais surpreendente é a quantidade de mulheres que a prática ganhou nos últimos anos.
Um levantamento realizado pelo treinador Nelson Evêncio, presidente da Associação de Treinadores de Corrida do Estado de São Paulo (ATC), mostra que o número de mulheres em meias maratonas no Brasil aumentou 177% entre 2011 e 2016, enquanto a participação dos homens cresceu 52% nesse mesmo período.
E elas estão se desafiando até mesmo nas maratonas (percurso de 42 km). Enquanto o público masculino cresceu 93% entre 2011 e 2016, no caso das mulheres o salto foi de 162% nessas provas longas.
O crescimento continua
Esse avanço continua: em 2025, a Maratona do Rio teve maioria de inscritas mulheres pela primeira vez (52%), embora ainda sejam minoria nas provas mais longas (29% delas correram os 42 km). No geral, mulheres já representam 49,9% dos inscritos em corridas de rua no país, retomando os patamares pré-pandemia.
Além de ser um esporte bastante democrático e que pode ser praticado em qualquer lugar, a corrida atrai o público feminino por oferecer diversos benefícios para a saúde e o bem-estar físico e mental, além da estética. “Esse é o tempo que a mulher tem para cuidar de si, depois de cuidar da família e trabalhar fora”, afirma Evêncio.
Listamos motivos para você colocar o tênis e começar a correr o quanto antes – lembrando que devemos sempre estar com o check-up em dia antes de fazer qualquer atividade física.
1 – Acaba com o mau humor e o estresse
Está em um dia ruim? Vá treinar que passa. “A corrida age na liberação de neurotransmissores como noradrenalina, endorfina e dopamina, que ativam áreas cerebrais responsáveis pelo prazer e pela satisfação”, fala Gerson.
2 – Hidrate-se
Invista em muita água antes, durante e depois da corrida!
3 – Turbina a memória
A médica e mestre em medicina esportiva Karina Hatano, de São Paulo (SP), comenta que alguns estudos indicam que a corrida pode melhorar a memória ao estimular a neuroplastia – a capacidade dos neurônios de se adaptarem. “Também há uma melhora da função cognitiva devido ao aumento do fluxo sanguíneo, ou seja, o raciocínio fica melhor e mais rápido”, completa o professor doutor em educação física e fisiologista Gerson dos Santos Leite, diretor do Trifosfato Laboratório de Fisiologia do Esporte, em São Paulo (SP).
4 – Alivia as cólicas menstruais
De acordo com Karina, o exercício ajuda o controle da cólica menstrual por conta da endorfina liberada, levando ao relaxamento dos músculos. “Se a atividade for praticada regularmente, no longo prazo a cólica pode diminuir bastante”, comenta.
5 – Emagrece
Segundo o treinador, a corrida tem uma resposta rápida no processo de emagrecimento. “A prática trabalha grandes grupos musculares, portanto o esforço e o gasto calórico geralmente são altos”, explica Evêncio. “As corridas realizadas com maior intensidade também fazem com que o corpo gaste mais energia no decorrer do dia”, acrescenta.
6 – Fortalece os ossos
Com o passar dos anos, as mulheres sofrem a perda de massa óssea. Exercícios de impacto como a corrida são uma maneira de prevenir que isso aconteça. “Correr estimula a fixação do cálcio nos ossos, diminuindo as chances de osteoporose, principalmente no período pós-menopausa”, explica Gerson. Claro que a atividade não pode ser exagerada e deve ser feita com acompanhamento profissional.
7 – Melhora o intestino
“A corrida atua na vascularização do corpo e, assim, acaba agindo sobre as funções do intestino”, explica Karina, que reforça que a prática sozinha não faz milagres e precisa ter como aliadas a alimentação equilibrada e rica em fibras e a ingestão de água.
8 – Fortalece o coração
Esse exercício ainda deixa o coração mais saudável, uma vez que o órgão se torna mais eficiente. “A corrida praticada com frequência influi na diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial. Principalmente os treinos longos levam a maiores adaptações cardíacas no longo prazo”, fala Gerson. Ou seja, o coração passa a bombear sangue para o corpo todo com menos esforço. O fisiologista lembra que o exercício tem um papel importante na prevenção da doença coronariana na mulher ao elevar os níveis de HDL (colesterol bom) e diminuir a pressão arterial e os triglicerídeos.
9 – Ajuda a dormir bem
Como a corrida ajuda a equilibrar os hormônios, promove relaxamento e melhoria na qualidade do sono. “É importante avaliar qual é o melhor horário para correr. Algumas pessoas ficam agitadas e não conseguem dormir quando correm à noite”, lembra Karina.
10 – Aumenta a libido
Há estudos que indicam que a corrida estimula o desejo sexual. Um deles, realizado pela Universidade da Califórnia, sugere que quem pratica cerca de 40 min de atividade física tem o dobro de atividade sexual e quase duas vezes mais desejo. “O exercício praticado regularmente pode melhorar a libido por conta da liberação dos hormônios da endorfina e serotonina”, comenta a médica. Fora que deixa a mulher menos estressada e mais contente com o seu corpo. Há ainda indícios de que a atividade age também sobre os níveis de testosterona, hormônio responsável pela libido.
11 – Diminui o inchaço
Comum entre a mulherada, esse desconforto pode ser minimizado com as passadas, segundo a dra. Karina Hatano. “O inchaço é reduzido por conta do aumento da irrigação sanguínea, proporcionando melhor drenagem dos líquidos do corpo mesmo no período pré-menstrual”, fala a médica.
12 – Previne o câncer de mama
Segundo Gerson, exercícios aeróbios como a corrida podem ajudar a prevenir o câncer de mama. A atividade atua diminuindo a gordura corporal, além de regular os hormônios sexuais femininos, reduzir o estresse oxidativo (produção de radicais livres) e a liberação de insulina e ainda estabilizar os telômeros (uma pequena parte do nosso cromossomo que atua no envelhecimento)..
O que você precisa saber antes de começar a correr
Faça uma avaliação médica: antes de começar a correr é preciso saber como está sua saúde. “Recomendo uma avaliação por um médico do esporte que observe a parte cardíaca, hidratação, antecedente ortopédico e lesões musculares”, orienta Karina. O procedimento ainda verifica se a mulher sofre com cãibras, o que pode indicar despreparo físico, início de lesão, excesso de treino ou falta de cálcio, potássio ou magnésio.
Escolha um bom top: Karina Hatano orienta usar um top fechado na parte de trás ou em “oito”, pois esse tipo de modelagem confere maior sustentação à mama. “Outro ponto é a escolha do tecido, que precisa permitir a transpiração. Caso contrário, podem surgir lesões na pele”, recomenda a médica.
Use um tênis adequado: dê preferência para calçados próprios para corrida. Eles possuem estrutura adequada para reduzir o impacto das passadas.