Estalar as costas é perigoso?

Estalar as costas é uma experiência comum para muitas pessoas, frequentemente acompanhada de uma sensação de alívio e relaxamento. Esse fenômeno, que tende a ser até mesmo involuntário, ocorre quando as articulações da coluna vertebral são manipuladas, resultando em um som característico. Mas, quando as pessoas decidem fazer isso por conta própria ou em excesso, será que é seguro?

Depende!

João Paulo Bergamaschi, Coordenador da pós-graduação em cirurgia endoscópica de coluna na USP em Ribeirão Preto, afirma que a prática é segura, sim, desde que feita com cuidado e poucas vezes. “Tudo em excesso e ao extremo é prejudicial. Então, se eu fizer um movimento muito brusco e uma carga muito acentuada, buscando este estalo, pode ser que gere uma distensão da musculatura, pode ser que gere algum impacto em alguma estrutura óssea e cause algum tipo de lesão.”

Estalo natural x induzido

“Os estalos espontâneos estão mais relacionados aos nódulos que estão presentes nas costas. É uma musculatura que é cheia de nódulo palpável e quando apertamos, crepita. Diferente do que o profissional quiropata faz, porque ele faz um alongamento da própria musculatura, e faz uma movimentação também entre as pequenas articulações da coluna. Um alongamento controlado e abrupto que pode causar o estalo da própria estrutura”, explica.

Existem consequências negativas?

O médico afirma que, geralmente, não, mas as pessoas que têm a facilidade de estalar espontaneamente as costas, estão associadas a uma musculatura um pouco mais sensível, que pode ter mais tensão e um pouco de dor.

Outros caminhos

O medo de estalar as costas é uma preocupação que afeta muitas pessoas devido às histórias negativas sobre o assunto. Para muitos, a ideia de manipular a coluna vertebral para produzir aquele característico som de estalo pode ser assustadora, levando a uma hesitação em buscar esse tipo de alívio. Dessa forma, há uma maneira mais segura de fazer isto? “Sim, e realmente o mais indicado é que a pessoa trabalhe a musculatura para aliviar a tensão. Fazer um trabalho específico de alongamento e condicionamento. A parte de estalar e fazer quiropraxia pode entrar como um complemento, mas o mais importante é trabalhar a musculatura para tentar tirar a causa desta tensão”, finaliza João Paulo Bergamaschi.