Inaladores: alívio para dias secos e poluídos Foto: Divulgação/OMRON

Veja as orientações do especialista e lançamento de tecnologia inovadora

Com a poluição e o clima seco, a saúde respiratória virou motivo de alerta. Por isso, cresceu o uso de inaladores e nebulizadores como forma de prevenção no Brasil. Uma pesquisa da consultoria Inception mostra que 44% dos brasileiros usam esses aparelhos para evitar crises respiratórias. Já 48% recorrem a eles ao surgirem sintomas gripais, como tosse e coriza.

Em relação à poluição, comum em grandes centros urbanos, o pneumologista Rafael Faraco discorre sobre. “Os danos causados podem aumentar o risco de inflamação nas vias aéreas e podem piorar quadros de asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).”

O verdadeiro papel

No entanto, ela destaca que o inalador não impede diretamente os danos causados pela poluição. “Porém, a inalação com soro fisiológico 0,9% ajuda a hidratar as mucosas, reduzindo a chance de inflamações locais.”

Para o médico, “o uso adequado dos inaladores com medicação deve sempre ser orientado por avaliação médica”, ressalta Faraco. Em relação a pessoas que fumam, e acreditam que o inalador possa ser uma solução para os sintomas de problemas respiratórios, o profissional destaca que “a melhor forma de prevenção para fumantes é parar o tabagismo.”

Benefícios dos inaladores respiratórios:

  • Redução da inflamação causada por poluentes, aliviando sintomas como tosse e falta de ar
  • Facilitação da limpeza pulmonar ao fluidificar secreções e eliminar partículas poluentes
  • Prevenção de crises respiratórias, especialmente em períodos de alta poluição
  • Melhora da capacidade respiratória por meio da dilatação das vias aéreas com broncodilatadores

Em resposta a essa demanda crescente, a OMRON Healthcare, multinacional de origem japonesa, lançou o Inalar Compact, aparelho desenvolvido especialmente para o consumidor brasileiro com a tecnologia exclusiva V.V.T. (Virtual Valve Technology). Essa inovação permite maior aproveitamento do medicamento durante a inspiração, reduzindo desperdício e potencializando a eficácia do tratamento.

Além da eficiência, o Inalar Compact se destaca por seu design premiado com o iF Design Award 2025, que avaliou usabilidade e sustentabilidade, e por seu preço até 40% inferior à média do mercado, tornando o cuidado respiratório mais acessível.

Segundo a Diretora Geral da OMRON no Brasil, Fernanda Villalobos, “a pandemia fez o brasileiro repensar a saúde com foco na prevenção, o que tem impulsionado o mercado de inaladores e nebulizadores”.

Com a poluição persistindo como um desafio para a saúde pública, os inaladores são aliados importantes no manejo das doenças respiratórias, principalmente quando usados de forma correta e sob orientação profissional.