
Maio celebra duas estrelas da gastronomia brasileira: o pudim (22/05) e o café (24/05). Juntos, formam uma deliciosa sobremesa
A gastronomia brasileira é, certamente, muito rica, e nos proporciona pratos incrivelmente saborosos, como o pudim de café. E no mês de maio esses dois sabores, inegavelmente apaixonantes, são homenageados: 22 de maio, Dia do Pudim, e 24 de maio, Dia Nacional do Café e do Barista. Mais do que coincidência, essa proximidade de celebrações evidencia um dos rituais mais tradicionais da mesa brasileira: o café com pudim.
Pudim: uma sobremesa que toda família ama!
Esse gesto, que vai muito além de uma simples sobremesa com bebida, carrega a essência de um ritual urbano e afetivo, passado de geração em geração. A origem está nos almoços de domingo das famílias brasileiras, em que o pudim de leite condensado, feito com carinho na véspera, reinava como sobremesa, seguido de um cafezinho recém-passado para encerrar a refeição com afeto e sabor.
Os bares do Grupo Hungry — Bar Jobim, Garota da Vila e Garota da Chácara, estão localizados em São Paulo e oferecem um cardápio com alma de botequim carioca, onde o café com pudim é ritual sagrado. A sobremesa e o café são servidos diariamente nas unidades.
Eles ensinam a receita de Pudim da vovó de café para você fazer em casa e se deliciar com essa sobremesa!
Receita do Pudim da vovó de café

Ingredientes:
Calda
- 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de café solúvel diluído em 1/2 xícara (chá) de água quente. Aqui está o segredo, diluir o café solúvel em água.
Pudim de café
- 8 ovos
- 2 latas ou 790g de leite condensado
- 2 latas de leite. Use a mesma lata do leite condensado para medir
- 1/2 xícara (chá) ou 45g de chocolate em pó 50%
- 2 colheres (sopa) ou 20g de café solúvel
Modo de Preparo:
Para o preparo da calda, em primeiro lugar, derreta 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar em uma panela em fogo médio, até ficar em ponto de caramelo. Em seguida, abaixe o fogo e incorpore 1 colher (sopa) de café solúvel diluído em 1/2 xícara (chá) de água quente. Mexa por mais ou menos 6 minutos ou até dissolver o açúcar. Apague o fogo, transfira esta calda de café para uma forma de furo no meio, de 22cm por 8cm de altura e reserve.
Já para fazer o pudim de café, primeiramente, coloque no liquidificador 8 ovos, 2 latas de leite condensado, 2 latas de leite, 1/2 xícara (chá) de chocolate em pó e 2 colheres (sopa) de café solúvel. Bata por mais ou menos 2 minutos, ou até formar uma mistura homogênea. Desligue o liquidificador e transfira a mistura para a forma, que já está com a calda de café. Em seguida, leve ao forno preaquecido de 140 a 150 graus por mais ou menos 1 hora e 20 minutos. Retire do forno, deixe esfriar e sirva.
Créditos:
Chef Mari Horbach, do Grupo Hungry, uma rede de botecos cariocas em São Paulo.