Longe das dietas milagrosas, o segredo para a qualidade de vida está em fazer um pouquinho todos os dias

Hábitos saudáveis têm como um grande inimigo a falta de tempo. Com uma série de responsabilidades, somadas a uma boa dose de cansaço e diversos ‘ladrões de tempo’ por aí – desde as redes sociais até o transporte público lotado -, muitas vezes quem paga o preço é nossa saúde física e mental. Afinal, quem nunca caiu na armadilha do ‘amanhã eu começo’, não é mesmo?

Se você é uma daquelas pessoas que se sente frustrada por marcar a academia e não durar dois meses, e não conseguir manter hábitos saudáveis, a Malu conversou com Priscila Gontijo Corrêa, nutricionista e coordenadora da Science Hub Puravida, sobre o quanto a criação de uma rotina de hábitos saudáveis pode transformar a sua vida.

Como elaborar um cronograma de exercícios que leve em conta a vida agitada?

“Há diversos tipos e possibilidades de exercícios físicos para encaixar numa vida agitada. Ao contrário do que muitos pensam, um treino não precisa ter 1h de duração nem precisa ser em uma academia. É possível executar treinos satisfatórios em 20 minutos, ao ar livre ou mesmo em casa. O primeiro passo, portanto, é ter confiança e determinação em seu objetivo de se exercitar. O segundo passo é procurar o apoio de profissionais que possam te auxiliar no processo de criar a rotina. Um profissional da educação física é o mais indicado para montar seu cronograma de forma personalizada, de acordo com as possibilidades da sua rotina e dos seus aspectos de saúde.”

Quais os maiores benefícios em manter uma rotina de exercícios físicos e de hábitos saudáveis para a nossa saúde?

“O estímulo físico desencadeia melhora de força e resistência física, além de equilibrar o gasto energético para melhorar ou manter a composição corporal. Ainda contribui para os processos metabólicos, como a melhora da resistência à insulina, levando à prevenção de doenças crônicas, como diabetes tipo 2 e hipertensão. Pode, também, auxiliar nos processos hormonais e na melhora da oxigenação do cérebro, que ajuda os processos de aprendizagem, memória e na prevenção de doenças como depressão, ansiedade e outros transtornos.”

Como a rotina maximiza os resultados dos treinos?

“Uma rotina consistente facilita obter os resultados esperados de forma adequada. Quando não seguida, pode gerar frustração e dificultar o alcance dos demais aspectos relacionados aos benefícios do exercício físico à saúde. Bem estruturada, ela reduz o tempo de decisões e os impeditivos diários que interferem na disciplina para seguir os horários e a agenda proposta. Somente a consistência irá proporcionar a capacidade de sentir os benefícios físicos e mentais da prática do exercício físico. Ao notar os resultados, há maior motivação e autodisciplina para seguir a rotina, o que leva a um ciclo vicioso positivo que ajuda a manter o foco.”

Quais profissionais podem nos ajudar a estabelecer uma rotina de hábitos saudáveis que leve em conta a realidade de cada um?

“Nutricionistas, profissionais da educação física e psicólogos. O nutricionista ajuda a adequar as compras e demais aspectos relacionados à alimentação de forma otimizada. Já o profissional da educação física pode te orientar quanto ao plano de treino de forma personalizada, de acordo com seu objetivo e tempo para se exercitar. Já o psicólogo pode apoiar em questões mais sensíveis, que
possam estar prejudicando a priorização do seu tempo e o objetivo de montar ou mesmo seguir a rotina.”

Muitas pessoas citam o cansaço do dia a dia como motivo para não ir treinar. Você acredita que as políticas públicas deveriam levar mais em conta as necessidades de saúde das pessoas?

“Sim. Acredito que os esforços públicos deveriam ser maiores na prevenção e promoção da saúde. Deveríamos ter mais incentivos, não só públicos, mas também privados, que proporcionassem momentos para a prática de exercícios físico. Os benefícios são enormes e não apenas para a saúde individual, mas também coletiva, já que uma rotina de exercícios melhora a produtividade e também poderia estimular a redução de gastos em saúde pública, principalmente no que consiste em afastamentos por INSS e tratamentos de doenças crônicas.”

Quais são os erros mais comuns que as pessoas cometem ao tentar estabelecer uma rotina de exercícios e de hábitos saudáveis e como evitá-los?

“Os principais erros são o radicalismo e o imediatismo quando falamos de hábitos saudáveis. Muitas vezes, na busca por resultados rápidos, as pessoas caem no radicalismo, de querer mudar a rotina de forma inadequada e pouco saudável. Na prática, isso gera a percepção de uma mudança “dolorosa” e difícil demais para ser seguida, o que causa frustração, a autocobrança e até a percepção de “isso não é para mim”. É importante a compreensão que mudanças na rotina são difíceis de serem implementadas e falhas durante o processo são comuns e devem ser normalizadas. Para evitar a autocobrança, a rotina deve ser implementada de forma gradual e sem radicalismos, de forma sustentável para a realidade de cada um, com auxílio de profissionais sempre que for preciso.”