Maratona para iniciantes

Ficou encantado com a São Silvestre e agora está querendo encarar seus primeiros quilômetros em uma maratona? Independentemente se são provas longas ou curtas, se preparar e se planejar com um bom tempo de antecedência são os primeiros passos para enfrentar esse desafio. As metas e motivações para cada prova e pessoa mudam, mas a MALU separou alguns pontos que são comuns a todos os corredores. Confira abaixo as dicas.

Escolha bem sua maratona

Essa é uma importante decisão, que vai guiar todo o seu trabalho de treino. Por isso, a escolha deve ser feita logo no início e os principais fatores que devem ser levados em consideração são: trajeto da prova, subidas no roteiro, estrutura de apoio ao corredor, temperatura média daquela cidade na época da prova e histórico de edições anteriores. 

Converse com os veteranos

Se você não conhece ninguém que tenha corrido 42km, por exemplo, para falar sobre as experiências e dicas da prova escolhida, procure por vídeos de quem já fez esse percurso. Isso pode tirar dúvidas e ajudar na hora da sua maratona.

Faça uma planilha de treinos

A disciplina é a palavra de ordem para quem busca alcançar longas distâncias. E para conquistar isso, um acompanhamento profissional é fundamental, pois ele será o responsável por planejar a rotina de treino, conhecer seus ritmos e impulsionar sua evolução na corrida.

O que comer e beber em uma maratona?

Conte com o apoio de um nutricionista, é ele quem vai poder indicar o que você precisa de acordo com as suas necessidades e rotina. E lembre-se: no dia da prova, use os alimentos e suplementos que já fazem parte da sua rotina. Use o período de treinamento para acumular conhecimento e entender o que o seu corpo necessita.

Hidratação é importante

Os organizadores das provas informam com antecedência a quantos quilômetros estarão as estações de hidratação, que ficam espalhadas ao longo da prova. Assim, é bacana montar uma estratégia com base nesses pontos de parada. Além disso, na semana que antecede a prova, aumente o volume de água consumido diariamente, isso vai fazer a diferença na hora da prova. Comece cerca de três dias antes para que seu corpo esteja hidratado na competição, ajudando a evitar até mesmo cãibras durante a corrida.

Teste seus equipamentos

Nada de usar tênis ou roupa nova no dia da prova. Assim você garante que nada estará apertado ou largo demais, machucando, subindo ou descendo. Testando antes, você consegue ter a certeza de que nenhuma das peças machuca ou atrapalha, tanto durante quanto depois da corrida. Isso dará mais confiança. Essa dica vale tanto para suplementação quanto para equipamentos (roupas, tênis, meias, tudo).

Checklist da maratona

Para concluir, lembre-se que no dia da prova, existem alguns itens indispensáveis para que tudo vá bem. Confira esse checklist e não se esqueça de nada!

  • Verifique a previsão do tempo e separe os acessórios adequados.
  • Separe seus tênis de corrida e a roupa de corrida que você já testou;
  • Verifique se a bateria do seu relógio de monitoramento ou celular está carregada;
  • Separe sua suplementação;
  • Separe o número de peito e o chip de prova;
  • Não esqueça de levar um documento de identificação;