A fascinante história do beato Carlo Acutis, o primeiro ‘Santo Millennial’

Carlo Acutis foi um jovem italiano que, infelizmente, faleceu de leucemia em 2006, com apenas 15 anos. Sua história seria comum, ainda que comovente, não fosse um fato extraordinário: Carlo foi confirmado, em julho deste ano, como um dos beatos que serão canonizados a partir de 2025. Ou seja, ele será um dos novos santos da tradição católica, selecionado pelo Vaticano como ‘padroeiro da internet, dos estudantes e da juventude’. A MALU reuniu os principais acontecimentos da trajetória do futuro santo até sua beatificação.

Carlo Acutis, o Santo millennial

Carlo faleceu no dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro de 2006). Quando a igreja o canonizar oficialmente durante o jubileu de 2025, que começará em dezembro deste ano e ocorrerá ao longo de 2025, ele se tornará a primeira pessoa nascida nos anos 90 a ser incorporada aos santos da igreja. Descrito pela família como um garoto amoroso e cheio de fé, durante sua curta vida, ele era conhecido por doar a mesada que ganhava dos pais para pessoas em situação de rua. O adolescente dedicava seus dias a divulgar o catolicismo e usava o tempo em casa para escrever um blog onde registrava a importância da evangelização, a história e os milagres dos santos. Carlo se interessava muito por computadores, internet e jogos online, além de sua dedicação à religião. Por isso, escolheram-no como o ‘padroeiro da web’.

Milagre reconhecido

Em 2010, exatamente quatro anos após a morte de Carlo, relataram o primeiro milagre dele aqui no Brasil. O Padre Marcelo Tenório, de Campo Grande (MS), narrou a história nas redes sociais. Segundo ele, durante a festa de Nossa Senhora, na capela em homenagem à santa, o avô de um menino de 10 anos, que sofria de problemas graves no pâncreas, levou o neto para rezar ao beato, pedindo por uma intercessão na saúde. Eles trouxeram algumas relíquias de Carlo à igreja para que os fiéis tocassem.

A família relatou que, desde aquele dia, a criança nunca mais passou mal, e a medicina constatou sua cura no ano seguinte. Os párocos relataram o caso à igreja católica, que reconheceu o milagre oficialmente em 14 de novembro de 2019. Em 2022, outra jovem relatou ter se recuperado de um acidente após sua mãe rezar por sua cura no túmulo de Carlo. A igreja reconheceu esse milagre após uma investigação, o que abriu caminho para o processo de canonização de Carlo.

Novena de Carlo Acutis

Alguns internautas relatam, em postagens no X (antigo Twitter), terem recebido bênçãos, inclusive financeiras e curas, com a intercessão de Carlo, após rezarem sua novena. O perfil @Lauravsconcelos chegou a fazer uma thread para registrar sua experiência ao rezar ao futuro santo. A oração completa a Carlo está disponível em PDF neste link