
Após o sucesso da telenovela no auge dos anos 80, a Globo anunciou mais uma surpresa para seu público. Tirando uma carta da manga, o remake de Vale tudo já repercute nas redes sociais e conquista a geração atual. Antes almejando ser modelo, a protagonista da nova versão, Maria de Fátima, hoje quer se tornar influencer. E isso é apenas uma das pequenas imersões dos tempos modernos na novela.
Solange também mudou!
Além da protagonista feita pela atriz Bella Campos, outros personagens foram repaginados para a nova versão da novela. Solange Duprat, interpretada por Alice Wegmann, é a diretora da agência de marketing Tomorrow. Antes diagnosticada com diabete, a atual personagem se cuida com insulinas, e isso demonstra a preocupação e acesso do mundo atual com os tratamentos para a doença. Todos esses detalhes tornam a história que carrega uma bagagem, mais presente.
No marketing, os profissionais surfam na onda de um lançamento passado. Desde memes, músicas, tendências de moda, e até mesmo novelas que voltam a ser comentadas. Essa apropriação é bastante segura e uma estratégia que se demonstra sempre eficiente. Mas para isso, é necessário modificar alguns pontos para que se identifique com o momento atual.
A Vale Tudo que conversa com vários públicos
Sarah Borges, diretora de marketing da Vivere Press, analisa esse cenário como um campo infinito de oportunidades. “Muitas propagandas e comerciais na televisão usam desse recurso de apropriação, para recriar paródias e novos estilos de algo que já existe. Essa estratégia dá certo, pois normalmente já possui um público que consumiu o produto. Nesse caso, ele comunica para uma nova geração, mas mesmo assim conversa com um público mais velho, que conhecia e assistiu a antiga Vale Tudo”, explica a especialista.