
O aguardado remake de Vale Tudo está dividindo a opinião do público. Maria de Fátima, interpretada pela atriz Bella Campos, personagem principal da telenovela, já passou pelo exagero dos anos 80’ e agora explora a tendência do ‘quiet luxury’, seguindo os passos da poderosa Odete Roitman, ícone de elegância e estilo interpretada pela atriz Debora Bloch.
O que é Quiet Luxury?
Tradicional, o Quiet Luxury envolve peças de alfaiataria em tecidos nobres, e acessórios discretos e neutros, pouca ou nenhuma estampa. Diferente da nova geração adepta aos excessos, maximalismo e logomarcas aparentes, principalmente nas redes sociais, o luxo é considerado a ostentação. No “quiet luxury” o cerne é discreto, mas perceptível. Majo Caminha, designer de joias e CEO da alta joalheria M Design Creations, afirma que as mulheres atualmente escolhem essa opção porque a consideram mais assertiva — e de fato, é.
“Manter o estilo quiet luxury não tem erro. A combinação dos looks e das joias se torna muito mais fácil porque é tudo bastante neutro e puro, sem muita coisa estampada. O que está sendo bastante usado são pedras mais discretas como a rubi e esmeralda que fazem um complemento ao look. Diferente da turquesa que puxa quase toda atenção”, analisa Majo.
Sucesso entre as famosas
As irmãs Olsen redefiniram o gênero com a marca The Row, que usa do menos é mais como um aliado ao mercado de grife. O nome da marca, avaliado em 1 bilhão de dólares no ano passado, conquistou vários prêmios prestigiados, incluindo o do Conselho de Designers de Moda da América (CFDA).
Misturando a arte clássica com cores e looks mais neutros, sua essência é bastante clara e atrai e atende a pessoa que gosta e apoia essa tendência. No ano passado foi lançada no ranking que compila as marcas mais quentes da moda globalmente enquanto exibe sua limpeza visual.
Elementos do Quiet Luxury
A moda, que agora também abrange os acessórios, segue um caminho menos ousado em seu estilo e se aventura nas listras e nas cores mais claras, como azul bebê e o clássico branco e preto. Essa essência é considerada por estilistas uma busca pela limpeza visual.
Para quem se identifica com a tendência, a designer deixa umas dicas da junção do look com o acessório ideal. “Além das pedras naturais de cor neutra, o que funciona bastante é misturar a acessórios mais finos, como colares e pulseiras, junto a pingentes delicados. Pequenos brincos de pérolas também fazem muito sentido com a tendência, até misturados com alguns cristais de zircônia. Por mais simples que seja, não passam despercebidos”.