Em alguns casos, é a saída para preservar o relacionamento e ficar em paz com quem você ama!

Relacionamento realmente não é fácil! Compartilhar a vida com alguém é algo que exige muito esforço, porque vai além de sentimentos. Para a psicóloga e fundadora da Clínica Ame.C, Monica Machado, o momento que o individual do casal deixa de existir e uma das partes começa a se sentir incomodado por sua falta de opinião e até mesmo atitudes, a relação se torna unilateral e é quando o casal começa a viver uma única vida. “Nessa hora, eu indico a importância da terapia de casal, para que cada um consiga saber o limite de cada um. E também praticar o respeito pela individualidade do(a) parceiro(a) e deixar a relação do casal mais leve”, explica.

Mas o que acontece?

Durante as sessões de terapia de casal é discutido o incômodo da relação, o desgaste e o que um não consegue dizer ao outro com a mente organizada sem brigas e ofensas. Além disso, na terapia de casal também é possível entender se a solução para o relacionamento é seguir com uma separação. “Nela você se fortalece e enxerga que a relação se mantém de outra forma sem o amor de homem e mulher, talvez como uma possível amizade com respeito”, conta.

Mas é claro que não é porque é algo bom, que isso significa que é para todos os casais. Se você não está enfrentando problemas no seu relacionamento, a indicação é outra. “Nesse caso, é importante a terapia individual, para que o casal mantenha a relação saudável. Ou até mesmo saiba valorizar a relação matrimonial no sentido de saber se estão acomodados, se estão vivendo só como uma família e não enquanto casal. Tudo isso a fim de se enxergar dentro do relacionamento”, aponta a psicóloga.