Profissional de educação física explica os melhores exercícios e seus benefícios

Fazer atividade física é muito importante para a saúde, mas na gravidez a demanda é ainda mais fundamental para evitar muitas complicações.

Segundo o profissional de educação física, William Camargo, o corpo da mulher na gestação e a fisiologia podem ser modificados de várias formas, como através do aumento de peso a cada trimestre, dores na coluna e articulações. Também é possível que a mulher enfrente incontinência urinária, retenção hídrica, descontrole hormonal e de humor, cansaço e fadiga, e constipação. “Todos estes problemas e sintomas causados na gestação, e a atividade física na gravidez, feita deforma adequada e saudável, trabalha para minimizar ou atenuar essas complicações”, explica.

Importância e benefícios

Os exercícios físicos promovem uma série de benefícios para as grávidas. Alguns deles sendo melhora do fluxo sanguíneo e do sistema linfático, além da retenção de líquido. O trânsito intestinal também é um dos pontos que as atividades podem ajudar, já que a constipação tende a diminuir. “A prática de exercícios são desencadeadoras de hormônios do bem-estar (beta endorfinas e serotonina) e, aumento do nível de força e resistência muscular, trazendo mais vitalidade e menos dores”, aponta Camargo.

Sem contar na hora do parto, já que um melhor preparo muscular e cardiovascular facilita a expulsão do bebê no parto vaginal, além de favorecer a recuperação no pós-parto, que se torna mais rápida. Mas, por mais que os benefícios sejam inúmeros, é necessário um acompanhamento profissional capacitado.

Quais as melhores atividades físicas?

“Antes de tudo, a gestante precisa ser liberada pelo médico para que possa realizar exercícios físicos, que podem ser variados desde que não coloquem o bebê e a mulher em risco. Musculação, caminhada, hidroginástica, dança e, até mesmo, o crossfit. O acompanhamento profissional é extremamente importante para minimizar possíveis riscos ou lesões”, indica o profissional. Assim como evitar atividades de alto impacto ou com risco de queda, para não ferir o bebê nem a grávida. Cada gestante deve levar em consideração uma atividade que lhe dê prazer, já que atividade física também merece ser satisfatória.

Já sobre o período do dia, isso varia entre as mulheres. “Por ser um horário mais fresco, as atividades de manhã são melhores. À tarde, caso esteja calor, não seria interessante, mas cabe a individualidade. À noite é um período onde a gestante costuma ficar bem sonolenta e sofre algumas indisposições por mudanças do seu dia. O descanso neste horário é de extrema valia”, recomenda Camargo.