Especialistas listam como manter a saúde e evitar os exageros
O final do ano é época de celebrações, cheia de emoções e sabores, mas as festas não precisam comprometer a sua saúde. Especialistas listam como manter a saúde e evitar os exageros.
Pequenas escolhas nos cuidados com a saúde, grandes diferenças
A nutricionista da Bio Mundo, Fernanda Larralde, explica que pequenas escolhas nos cuidados com a saúde podem fazer uma grande diferença no bem-estar durante as festas. “Optar por alimentos integrais, frutas secas e oleaginosas torna a ceia mais leve e saudável, mas sem perder o charme e o sabor da data. Além disso, os produtos naturais ajudam a manter a saciedade, reduzindo o consumo excessivo”, orienta Fernanda.
Festas sem inflamação
“A inflamação é uma resposta do corpo que, quando crônica, pode levar ao desenvolvimento de diversas doenças, como diabetes e problemas cardiovasculares. Durante as festas, o segredo está no equilíbrio e na escolha de alimentos anti-inflamatórios Entre os aliados, frutas vermelhas, como morango, mirtilo e framboesa, são ricas em antioxidantes que combatem os radicais livres. Incluí-las nas sobremesas ou consumi-las in natura ajuda a reduzir a inflamação sem abrir mão do sabor”, conta a médica especialista em nutrologia And Yara Particelli Gelmini.
Além disso, outros ingredientes recomendados são as oleaginosas, como nozes e amêndoas. “Elas fornecem gorduras boas e vitamina E, que têm ação anti-inflamatória e são perfeitas para compor pratos tradicionais de Natal. Além disso, temperos naturais como cúrcuma, gengibre e alho podem ser usados para preparar carnes e outros pratos. Esses temperos têm propriedades que ajudam a modular o sistema imunológico e são uma excelente alternativa para reduzir o consumo de sal.”
Esqueça a mentalidade “tudo ou nada”
A nutróloga Camila Ciancio destaca que um dos maiores erros nesse período é a mentalidade de “tudo ou nada”. “Muitas pessoas acreditam que precisam se privar completamente dos alimentos típicos das festas ou, por outro lado, acabam exagerando por acharem que é só uma vez no ano. O ideal é encontrar um meio-termo que permita curtir os momentos sem prejudicar a saúde”, afirma.
Hidratação em dia
Outro ponto importante nos cuidados com a suave, segundo a nutróloga Camila, é manter-se hidratado. “Com o calor do verão e o aumento no consumo de álcool, a hidratação é fundamental para evitar problemas como retenção de líquidos e ressacas. A recomendação é intercalar as bebidas alcoólicas com água ou sucos naturais.”
Cuidados com a saúde bucal
Férias e festas são a combinação perfeita para descuidar da saúde bucal. Por isso, o Dr. Cesar Rodrigues, cirurgião-dentista e especialista em implantes, alerta para o aumento do número de cáries nessa época do ano.
“A cárie não escolhe idade e afeta pessoas desde a infância até a terceira idade. Se não for tratada, pode causar problemas sérios, como infecções e perda dentária,” explica o Dr. Cesar Rodrigues, cirurgião-dentista e especialista em implantes. “É um problema que vemos todos os dias no consultório, e os cuidados preventivos são fundamentais para evitar as complicações que a cárie pode causar. A cárie inicial pode não provocar dor, mas, quando progride, o paciente pode começar a sentir uma sensibilidade ao frio, ao calor ou ao doce, além de um desconforto constante”, esclarece Dr. Cesar. Ele alerta que, sem tratamento, a cárie pode penetrar nas camadas mais profundas do dente, atingindo a polpa e causando dor intensa e até infecções graves.