Nutrição holística: você conhece? Foto: Larisa Klassen/Shutterstock images

Esse tipo de alimentação propõe o consumo de itens que nutrem o corpo e o espírito

Toda dieta surge com o propósito de cuidar do corpo, mas a nutrição holística vai muito além disso. De acordo com Abir Hammoud, nutricionista da Sodexo On-site Brasil, dentro do conceito de nutrição holística é preciso levar em consideração o nosso bem-estar a cada refeição: “Precisamos pensar nos alimentos não apenas como meios para satisfazer uma necessidade fisiológica (a fome), mas de maneira integrada sobre como ele vai impactar nossa mente e corpo”, explica.

É por meio dessa autoconsciência alimentar que passamos a direcionar melhor o consumo a nosso favor, priorizando os nutrientes que o corpo precise naquele momento – independentemente se o foco é melhorar a imunidade, dar energia e desempenho em treinos, reduzir calorias para um determinado objetivo ou, até mesmo, aumentar a produtividade no trabalho.

Novo olhar para os alimentos

Essa dieta tem como objetivo melhorar as percepções e sensações durante a alimentação, construindo uma nova relação com a comida e promovendo o equilíbrio interior. “Podemos desenvolver esse conceito no momento da alimentação por meio do mindful eating – a atenção plena, sem crenças, culpa ou julgamentos no momento de degustar o alimento. Mesmo para quem almoça em restaurantes, aplicar esse hábito inteligente ajuda a desenvolver boa relação com a comida, diretamente influencia na consciência de fome e saciedade”, completa Hammoud.

Pode x Não pode

Confira quais alimentos comer e quais evitar na nutrição holística, de acordo com o nutricionista.

O que comer:

  • Alimentos orgânicos e frescos;
  • Frutas e vegetais;
  • Proteínas de origem vegetal (grãos, sementes e cereais);
  • Oleaginosas (castanhas, nozes, avelãs, amêndoas);
  • Chás e infusões de ervas medicinais;
  • Especiarias (cúrcuma, pimenta, gengibre, cravo e canela);

“Utiliza-se alimentos inteiros, naturais e minimamente processados. Não existe restrição, mas entender o que comer alimentará seu corpo favorecendo a saúde e a mente”, aponta.

O que evitar:

  • Alimentos processados e ultraprocessados (industrializados);
  • Açúcar refinado e farinha branca;
  • Proteína animal em excesso, principalmente de animais criados em confinamento’
  • Sal, temperos industrializados e conservas;
  • Frituras;
  • Vegetais com altas cargas de agrotóxicos.

Benefícios da alimentação

Seguir a nutrição holística traz diversos benefícios para os adeptos, como a desintoxicação, já que elimina os excessos e toxinas acumuladas no organismo. Além disso, também há o emagrecimento saudável, por contar com um plano alimentar qualitativo com alta ingestão de nutrientes e vitaminas; maior disposição física que ocorre por meio do consumo de alimentos corretos para cada objetivo, e aumento da imunidade.

A forma adequada de se nutrir

Por mais que essa prática conte com vários benefícios e seja  baseada em alimentos naturais e minimamente processados, a recomendação é sempre procurar um médico e um nutricionista para uma análise mais aprofundada sobre a situação de saúde de cada pessoa. Na nutrição holística, as propriedades terapêuticas dos alimentos são usadas de acordo com as necessidades físicas e emocionais de cada um. A base é o consumo de ingredientes frescos, naturais e orgânicos.

“Portanto, itens industrializados, processados e açúcar refinado não compõem o plano alimentar – reduzir o uso desses itens na alimentação é bom para todas as pessoas, seja qual for a situação de saúde dela. A nutrição holística envolve aspectos físicos, emocionais e espirituais para alcançar a reeducação alimentar. É como ensinar a forma adequada de se nutrir, e não apenas sugerir uma dieta prescrita e temporária”, finaliza o nutricionista.