
“Quem gosta de fazer comédia está sempre se reinventando”
Maurício Meirelles é um dos maiores comediantes brasileiros, e o motivo disso é a bagagem e a experiência que ele carrega nessas quase duas décadas de carreira no humor. “Quem gosta de fazer comédia está sempre se reinventando”, conta em entrevista exclusiva. “A gente vivencia coisas novas e quer comentar”, completa.
Atualmente em turnê pelo Brasil com novos shows, o humorista mistura textos inéditos sobre cotidiano, redes sociais, dilemas da vida adulta e conflitos de gerações, tudo com seu humor ácido característico. O grande destaque da noite é o Webbullying, famoso quadro interativo em que ele assume as redes sociais de alguém da plateia e interage com os contatos da pessoa ao vivo. Mas, apesar de o quadro ser tão querido pelos fãs, Maurício entende a importância de sempre trazer novidades. “Quando comecei, não havia Inteligência Artificial, e agora existe, então penso: como podemos usar? Quais piadas podemos criar a partir disso? A comédia está sempre viva para quem quer trazer experiências diferentes ao público.”
Na TV
Além dos palcos, Maurício também sabe mostrar o seu talento na televisão. Ao lado de Bruna Louise, Murilo Couto e Thiago Ventura, Maurício comanda o Aberto Ao Público, da TV Globo. A cada episódio, o programa conta com convidados especiais, como Deborah Secco, Denilson, Marcos Pasquim e Gracyanne Barbosa. “A emissora queria um programa com dinâmicas que extraíssem risadas de outra maneira, não só no formato tradicional. Stand up na televisão já foi tentado de várias formas, e muitas não deram certo, porque fica limitado. Então produzimos um programa para extrair comentários engraçados de quem sabe interagir com a plateia, algo muito usado no stand up, com ferramentas de improviso e interação”, revela.
Uma variedade
Já que domina todos os formatos, não poderia ser diferente com a internet. Nela, o humorista segue consolidado com seu canal no YouTube, Achismos TV, que já ultrapassa 4,9 milhões de inscritos, onde ele já entrevistou desde personalidades icônicas até figuras anônimas com histórias surpreendentes. De tantos convidados, Maurício afirma que os que mais o surpreenderam foram os que ele não esperava tanto. “Por exemplo, a comissária de bordo foi uma das entrevistas mais comentadas, com mais de 5 milhões de visualizações. Começamos falando sobre o trabalho no serviço de bordo e, de repente, estávamos discutindo rotas de avião ligadas à escravidão, com relatos que levaram a conversa para um caminho muito interessante. O Achismos é isso: partir de um tema simples e extrair profundidade, descobrindo coisas diferentes com todo mundo.”
Porém, para ter esse sucesso, o apresentador destaca a importância de estar disposto a aprender e a escutar, principalmente quando entrevista pessoas com visões distintas das dele. “Acho que a discussão no Brasil ficou muito enviesada, sempre sobre ‘a sua razão contra a do outro’. No próprio nome do programa, deixo claro: é Achismos. Não tenho opinião contundente, sou apenas um questionador. Quanto mais eu questiono, mais respostas aparecem. Não estou ali para impor minha opinião, mas para escutar quem vive a realidade do tema”, conta.
Para todo mundo
É assim que Maurício descreve o seu trabalho. Para ele, o humor é um alívio, mas também é algo muito abstrato, por isso ele conta com diversos quadros no seu canal que chegam a públicos diferentes. “O Varanda Gourmet é mais masculino, para o homem casado e com família. O Webbullying é para uma galera mais jovem que gosta de humor mais sacana. O Achismos é mais sofisticado, com entrevistas e aprofundamento”, diz.
E o futuro?
Ele garante: “Sempre podem esperar um comediante maluco por criar experiências incríveis para quem está na plateia ou assistindo. Estou sempre pensando em maneiras diferentes de entreter, aliviar e divertir. Sempre vai ter inovação”, conclui.