
A apresentadora analisa sua carreira em entrevista e revela sonhos que ainda quer realizar
Com mais de 40 anos de carreira, Sonia Abrão é um nome conhecido pela grande maioria dos brasileiros, se não todos. A apresentadora do A Tarde É Sua conquistou uma legião de fãs que apreciam seu trabalho e a acompanham diariamente no comando do programa da RedeTV!. Por mais que pareça que Sonia nasceu para estar na frente da TV, engana-se quem pensa que ela sempre quis seguir esse caminho. “Minha adrenalina sempre veio do trabalho em jornal, da reportagem, da rua. Até que me deram uma coluna sobre TV para escrever. Aí, a televisão me engoliu! É muito bom ser vista e ouvida pelo Brasil inteiro. Até hoje, nunca pensei em desistir, mas não foi paixão à primeira vista!”, revela em entrevista exclusiva à MALU.
Transformação
Ao longo da carreira, a apresentadora se tornou uma das vozes mais fortes na cobertura de televisão e celebridades, mas durante todos esses anos, Sonia afirma que o seu programa passou por muitas fases. “Posso dizer que minha carreira nunca se limitou à cobertura de televisão e celebridades, mas acabou virando uma marca, porque nós fazemos isso sem estrelismo nem média com famosos. Mostramos o que está por trás das câmeras, isso humaniza os artistas, porque dá ao público a exata noção de que a vida deles não é uma novela e que a busca pelo ‘final feliz’ faz parte das histórias de todos nós.”
É por esse motivo que o A Tarde É Sua é conhecido por debates intensos e opiniões diretas. Mas como a apresentadora lida com as críticas e polêmicas que surgem a partir dos temas abordados no programa? “Onde há troca de opiniões, há divergências! Isso passa longe da polarização, o debate é importante para abrir espaço para as mais variadas maneiras de se encarar os fatos. As críticas são consequências. Só não encara polêmicas quem não se posiciona, e eu dou a cara a tapa”, pondera.
A troca com o público
No ar com o A Tarde É Sua há quase 20 anos, a apresentadora conta que o que mais a motiva a manter essa constância é a conversa diária que tem com o seu público. “É um grande bate-papo, onde eu entro na casa das pessoas e elas entram na minha durante duas horas. Fofocamos muito, discutimos nossas ideias, trocamos opiniões, contra ou a favor, não importa! O que vale é essa mistura boa de diversão e reflexão.”
Sonia também conta o segredo para se manter relevante e respeitada por tanto tempo na TV: “Respeito é uma coisa que a gente inspira e não impõe. É um exercício diário de autoconhecimento e senso crítico, a busca pela melhor versão de nós mesmos. Não abro mão disso.”
Marcou!
Em toda sua carreira, Sonia já entrevistou diversos artistas e cobriu milhares de eventos, mas teve um momento que marcou sua carreira e seu coração. “Durante minha primeira participação no Troféu Imprensa, o Silvio Santos percebeu como eu estava nervosa naquele júri e, a cada vez que pedia meu voto, ele dava um jeito de me acalmar com um gesto, uma palavra amiga. Silvio foi puro acolhimento com uma jornalista iniciante, e esse nosso encontro na bancada do Troféu Imprensa se repetiria por 30 anos. Foi um privilégio”, recorda emocionada.
E fora do ar?
O público se acostumou a vê-la sempre muito firme no trabalho. Mas fora da TV, como é a Sonia no dia a dia? “Sou muito ligada nas pequenas coisas. Posso ser feliz até arrumando minhas gavetas. É assim que eu descanso, nas pausas simples da vida!”
As evoluções das notícias
Formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, a apresentadora entende que a internet mudou a forma como consumimos informações, mas vê a convivência entre TV e redes sociais mais como um casamento do que uma concorrência. “A TV tem assimilado muito da linguagem das redes sociais, assim como o pessoal da internet quer muito a experiência de trabalhar na TV. Acho sempre que a união faz a força e impulsiona a gente para frente.”
Porém, quando olha para o jornalismo de entretenimento, Sonia aponta que a internet e suas redes sociais trouxeram para essa área pessoas que nem são jornalistas. “Isso baixa o nível de cobertura no jornalismo de entretenimento.”
Sonhos…
Com tantas conquistas e experiências, será que ainda existem sonhos no coração de Sonia Abrão que não foram realizados? A resposta é sim! “Na vida pessoal, meu sonho é continuar viajando pelo mundo, acho esse planeta lindo demais. Na carreira, não chega a ser sonho, só a tentação de me testar no comando de um programa à noite. Quem sabe”, conclui a apresentadora.