Pensamento intrusivo: a sua mente te perturba? Foto: Pixabay

Isso pode ser resultado dos pensamentos intrusivos. Agora, se você age sem pensar, aí é sinônimo de impulsividade!

A nova onda no TikTok é falar sobre pensamento intrusivo. O assunto ficou muito popular, primeiramente, nos Estados Unidos, e foi passando para o Brasil. Só que com o aumento no número de pessoas falando sobre isso, a curiosidade de quem não sabe nada sobre o assunto também cresceu. Mas calma! Não precisa clicar em qualquer site para buscar informações, a Mente Afiada te explica.

O que é pensamento intrusivo?

São pensamentos indesejados e involuntários que surgem na mente, muitas vezes causando desconforto, ansiedade ou perturbação. Eles podem ser repetitivos, irracionais ou fora de contexto, e podem variar de leves a intensos. Geralmente, não representam os desejos ou crenças verdadeiras da pessoa, mas podem ser persistentes e difíceis de controlar”, explica o psicoterapeuta, Thiago Guimarães.

Agora que você já sabe o que é, vamos a exemplos de pensamentos intrusivos. A psicóloga e membro da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), Larissa Fonseca separou alguns.

  • E se eu me jogar na frente desse ônibus?
  • E se eu jogar essa pessoa na frente desse carro?
  • E se eu gritar nessa reunião?
  • Será que deixei o fogão ligado?
  • E se Deus não me amar?
  • Será que isso não é sintoma de uma doença terminal?
  • Será que me limpei direito no banho?

Mas isso é comum?

Guimarães aponta que, por mais que seja estranho, pensamentos intrusivos são bastante comuns. “A maioria das pessoas vivencia esses tipos de pensamentos ocasionalmente, sem que eles causem grande perturbação. No entanto, quando os pensamentos intrusivos se tornam frequentes, intensos e causam angústia significativa, ou interferem na vida diária, pode ser aconselhável buscar apoio de um profissional de saúde mental, como um psicoterapeuta ou psiquiatra. Eles podem ajudar a entender e lidar com esses pensamentos de maneira saudável.” (BOX)

As causas são diversas

Por mais que os pensamentos intrusivos apareçam por várias causas, algumas teorias sugerem que eles podem ser resultado de padrões normais do funcionamento do cérebro, nos quais pensamentos aleatórios e diversos são constantemente gerados. “No entanto, esses pensamentos podem se destacar quando são percebidos como inconsistentes com os valores, crenças ou desejos da pessoa”, diz o psicoterapeuta.

Além disso, Larissa aponta que fatores como estresse, ansiedade, depressão, transtornos mentais, transtorno de estresse pós-traumático e eventos traumáticos podem contribuir para a ocorrência de pensamentos intrusivos. “Por exemplo, pessoas com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) frequentemente experimentam pensamentos intrusivos perturbadores que desencadeiam compulsões, como uma tentativa de aliviar a ansiedade associada a esses pensamentos”, completa Guimarães.

Impulsividade x Pensamento Intrusivo

Os pensamentos intrusivos e a impulsividade são conceitos distintos, mas estão relacionados em certos contextos. “Ambos podem ser sintomas da saúde mental em desequilíbrio”, conta a psicóloga. Vamos às diferenças!

“A impulsividade refere-se ao agir ou tomar decisões sem considerar as consequências. Pessoas impulsivas podem agir precipitadamente, sem planejamento ou reflexão adequada”, diz Thiago.

Agora, o pensamento intrusivo, como já falamos, são indesejados e involuntários, e surgem na mente, muitas vezes podendo ser repetitivos, irracionais e fora do contexto. “Porém, embora sejam diferentes, em algumas situações, pensamentos intrusivos podem influenciar impulsos, especialmente em pessoas que sofrem de transtornos como o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Por exemplo, uma pessoa com pensamentos intrusivos obsessivos sobre contaminação pode sentir um impulso de lavar as mãos repetidamente como forma de aliviar a ansiedade associada aos pensamentos”, finaliza o psicoterapeuta.