Dieta com cerveja?

Pode não parecer possível, mas com equilíbrio o seu resultado não será comprometido!

O brasileiro e a sua cerveja representam praticamente uma relação estável assinada em cartório. Mas, como cada vez mais pessoas querem adotar um estilo de vida saudável, muitas acham impossível incluir essa bebida na dieta. É claro que o consumo de bebidas alcoólicas pode interferir na sua alimentação, já que o álcool contribui com calorias vazias – aquelas que não têm valor nutricional.

Porém, conforme explica Mariana Gomes, nutricionista do aplicativo Saúde Integrada Personal Virtual. “É viável incluir o consumo moderado de álcool em uma dieta com déficit calórico. Desde que se siga algumas orientações. Algumas ideias são limitar a ingestão (bebendo um ou dois chopes, por exemplo), ingerir água durante o consumo alcoólico e manter a rotina de treinos”.

A restrição não é saudável!

Cortar por completo hábitos que nos fazem felizes, seja um alimento ou bebida, pode ser insustentável a longo prazo. Isso causa frustração em quem quer diminuir suas medidas. “Quando você possui um hábito e decide retirá-lo completamente da sua vida, isso pode acabar se tornando um peso. Com a ingestão de bebida alcóolica não é diferente”, aponta Mariana.

Além do efeito psicológico negativo que uma dieta restritiva pode ter, ela também pode impactar no físico, pois a restrição em excesso pode causar um “efeito rebote” – uma vontade quase que incontrolável de consumir alimentos prazerosos, podendo gerar episódios de compulsão e, em consequência, ganho de peso.

“A diminuição de álcool auxilia na saúde e bem-estar em geral. Além de ajudar na dieta, outros benefícios como melhora na saúde cardiovascular, hepática, qualidade do sono, saúde mental e menor risco de dependência também são aparentes”, recomenda a nutricionista.