
Especialista reforça a importância de compreender suas próprias emoções para superar conflitos e fortalecer relacionamentos
Relacionar-se é uma arte que praticamos todos os dias, seja em casa, no trabalho ou em qualquer contexto social. Essas conexões são fontes de alegria, apoio e crescimento, mas também podem se tornar palco de frustrações e conflitos.
No ambiente corporativo, onde a pressão por resultados, prazos apertados e cobranças constantes são uma realidade, os relacionamentos são ainda mais desafiadores. Conflitos entre colegas, dificuldades de comunicação com lideranças e sentimentos de inadequação ou sobrecarga são comuns. Diante desse cenário, o autoconhecimento surge como uma ferramenta essencial, pois permite que cada profissional compreenda suas próprias emoções, identifique seus gatilhos e aprenda a lidar com eles de maneira mais saudável.
De acordo com Heloísa Capelas, referência em autoconhecimento, inteligência emocional e mentora de líderes, esses conflitos são parte natural do nosso crescimento, sendo assim é fundamental lidar com eles de forma saudável. “Quando não reconhecemos nossas próprias emoções e expectativas, corremos o risco de projetá-las nos outros, gerando frustrações e desgastes”, explica.
Autoconhecimento faz parte do nosso crescimento
Um estudo recente da Deloitte revelou que 45% dos brasileiros se sentem estressados ou ansiosos no trabalho, evidenciando a necessidade de estratégias para lidar com esses desafios. Capelas ressalta que o autoconhecimento é uma ferramenta poderosa para transformar essa realidade, pois permite que cada pessoa compreenda suas emoções, reconheça suas feridas emocionais e identifique os padrões que afetam seus relacionamentos.
“O autoconhecimento não apenas melhora o bem-estar individual, mas também transforma o ambiente corporativo. Profissionais que se conhecem são mais resilientes, empáticos e colaborativos. Eles conseguem evitar reações impulsivas, gerenciar o estresse e construir relações de confiança com colegas e líderes”, afirma. Heloísa ainda complementa: “Em vez de buscar culpados, o autoconhecimento nos convida a olhar para dentro e encontrar respostas para perguntas essenciais: o que eu sinto? Por que isso me afeta tanto? Como posso agir de forma mais equilibrada?”
Dicas para melhorar relações com autoconhecimento
Heloísa elenca algumas dicas para melhorar as relações com autoconhecimento:
- Pratique a Auto-observação: isso significa estar presente para você; reflita sobre seus sentimentos e reações diante de determinadas situações, sejam elas no ambiente de trabalho ou em outros contextos. O que é prejudicial a você e às suas relações? Este passo é essencial para a consciência e para que, num próximo evento, você possa escolher agir de modo diferente. Da mesma forma, reconheça os pontos positivos, valide-as e fortaleça-os.
- Identifique Padrões Emocionais: reflita sobre situações recorrentes de conflito e pergunte-se: o que essas experiências têm em comum? Como agimos em determinada área se reflete também em outras. Por isso, um pequeno movimento de mudança tem o poder de impacto mais amplo.
- Gere maior empatia: trazer mais clareza aos próprios sentimentos e emoções, auxilia a ampliar também ponto de vista sobre o outro e a empatia. Assim como você vivencia dificuldades em relação aos sentimentos, o outro também. A partir dessa percepção você pode estabelecer um canal de comunicação mais harmonioso, respeitoso e que gere melhores resultados.
- Busque Apoio Profissional: o autoconhecimento é um caminho que necessita de auxílio inicial, pois um mentor trará observações sobre questões que você tem dificuldade de identificar em si. Busque o apoio profissional por meio de treinamentos ou de modo individual.
- Pratique o Perdão e Gratidão: o perdão não tem ligação com religião, é uma inteligência humana e significa, por exemplo, se liberar daquela raiva ou mágoa que consome você, permitindo, ainda, que haja maior clareza em suas próximas decisões. A gratidão amplia a percepção do que há de bom em sua vida e fortalece o vínculo com os outros; por isso é fundamental reconhecer as pequenas conquistas e gestos positivos no seu dia a dia.