Os efeitos colaterais que viraram motivo de discussão nas redes sociais não estão necessariamente ligados ao remédio
Desde sempre, a busca pelo “corpo perfeito” afetou milhares de pessoas ao redor do mundo, mas nos últimos anos, muitas pessoas parecem ter encontrado um aliado para ajudar a tirar “emagrecer” da lista de metas: o Ozempic.
Na verdade, a criação desse remédio, cujo principal ativo é a semaglutida, foi feita para o tratamento de diabetes tipo 2, mas como ele age diretamente no sistema nervoso central, liberando hormônios que dão sensação de saciedade, as pessoas começaram a usá-lo para o emagrecimento inicialmente, o Ozempic bombou porque vários famosos se tornaram “adeptos”.
Só que muitas pessoas na internet começaram a notar o famoso “rosto de Ozempic” em celebridades que tomaram ou tomam o medicamento. Mas o que é isso e o que leva a esse efeito? Conversamos com dois especialistas para entender.
Calma, o rosto de ozempic não é um efeito colateral absurdo!
O “rosto de Ozempic” nada mais é do que o aspecto de um rosto muito emagrecido. “Quando perdemos muito peso, não é só o corpo que seca, o rosto também apresenta sinais dessa perda de gordura que, na maioria dos casos, não é esteticamente bonito, pois traz a sensação de cansaço, de velhice, de ‘rosto derretido’, como alguns pacientes falam. O rosto muito emagrecido pode ser consequência de todas as outras formas de emagrecimento”, explica Laís Rios, médica dermatologista e especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), de onde também é membro.
Segundo o dermatologista Otávio Macedo, alguns efeitos colaterais da semaglutida refletem na falta de vontade de comer e em enjoos. “Quando não há ingestão de alimentos, o metabolismo consome o que há disponível para gerar energia, queimando no processo a gordura. Mas também músculos e massa magra, ocasionando perda de colágeno”, completa. Ou seja, ao contrário do que muitos pensam, esse termo não está ligado diretamente ao remédio, mas a perda rápida de peso provocada pelo medicamento.
E a perda de cabelo?
De acordo com Laís, em diversos casos, devido a total falta de apetite, muitos pacientes podem sofrer com deficiência nutricional, podendo ocorrer a queda de cabelo.
Revertendo a flacidez do rosto de ozempic
Para aumentar o colágeno da pele e prevenir a flacidez, a dermatologista Laís indica seguir uma dieta rica em proteínas, suplementação e evitar exposição solar. Além de investir em tratamentos que estimulam o colágeno no consultório. “É válido pontuar que quanto mais idade, menos colágeno temos na pele, o que aumenta a flacidez.”
Existem vários procedimentos estéticos que podemos fazer para diminuir ou prevenir a flacidez após o emagrecimento rápido. “Aplicação de bioestimuladores de colágeno, biorremodeladores teciduais, ultrassom microfocado, fios de PDO, preenchimento facial, etc. Agora, é importante entender que cada caso é único e o seu médico deve indicar o procedimento ideal para você”, finaliza.