Pets filhotes e adultos podem aprender se os tutores seguirem treinos regulares
Ensinar os cães a fazerem as necessidades no local desejado, seja no quintal, na sacada ou no tapete higiênico, é, sem dúvida, uma das maiores preocupações de todo pai de pet que, ao levar um cachorrinho para casa, inevitavelmente passa por essa fase.
A tarefa pode ser difícil, mas Marcela Barbieri, veterinária comportamental, zootecnista e adestradora há mais de oito anos, revela que com um pouco de paciência e constância, é possível fazer isso acontecer!
Passo a passo para ensinar os cães
1 – O treinamento é fundamental!
Contrariando o mito de que os cães aprendem sozinhos onde fazer xixi, Marcela destaca a importância do treinamento. Ter paciência e consistência é importante para ensinar o cão a acertar o lugar para suas necessidades.
2 – Reforço positivo, não castigos
A veterinária enfatiza que as broncas e castigos não são eficazes para corrigir os comportamentos errados dos pets. “Em vez disso, o reforço positivo, como elogios e recompensas quando o cão acerta o local, é a abordagem mais recomendada”, aponta.
3 – Não confie em mitos da internet
A especialista, primeiramente, desmistifica a crença de que deixar o cachorro cheirar o próprio xixi ou cocô após um erro contribui para a correção do comportamento. Em vez disso, ela explica que limpar a área com neutralizadores de odor e, posteriormente, redirecionar o cão para o local correto são medidas muito mais eficazes.
Além disso, em relação ao uso de jornais ou tapetes higiênicos espalhados pela casa, a veterinária recomenda limitar o espaço do pet. Dessa forma, será mais fácil promover treinos nessa área específica e, consequentemente, recompensar o cão sempre que ele acertar.
Novos hábitos
Marcela ainda enfatiza que cães adultos também podem aprender novos hábitos, apesar da idade. “Com técnicas adequadas e persistência, é possível ensinar o cão a fazer as suas necessidades no lugar certo. Tornando a convivência mais harmoniosa e agradável para toda a família.”