Cinco dicas para manter a saúde dos fios quimicamente tratados em dia
Todo cabelo precisa de cuidados para manter-se bonito e saudável. Porém, quem usa tinturas ou alisamentos, por exemplo, deve ter atenção redobrada. Esses processos químicos modificam a estrutura capilar, deixando os fios mais frágeis. Pensando nisso, Thuany Oliveira, especialista em produtos da Widi Care, lista alguns cuidados rotineiros para cabelos quimicamente tratados. Confira!
Escolha um profissional de confiança
Na hora de escolher para quem você vai entregar suas madeixas, avalie se o profissional possui experiência com o tratamento desejado e busque boas referências. “Para evitar qualquer dor de cabeça, invista em quem você confia. Assim, as chances de surgir algum problema são menores”, indica a profissional.
Respeite o tempo entre uma química e outra
Alisamentos, descolorações e aplicações de tinturas agridem bastante a fibra capilar. Além de algumas químicas não serem compatíveis entre si, não respeitar o tempo de pausa entre um procedimento e outro compromete a saúde dos cabelos, causando quebra, queda ou corte químico, entre outros problemas. Por isso, antes de realizar qualquer procedimento químico, faça o teste de mechas, a prova de toque e deixe que os fios se recuperem.
Não lave os cabelos todos os dias
Para manter a saúde dos fios que passaram por processo químico, é importante saber que a higienização de forma excessiva reduz a hidratação natural produzida pelo couro cabeludo, o que causa o ressecamento dos fios. “O ideal é higienizar os cabelos de duas a três vezes por semana em dias intercalados, lembrando sempre de respeitar a particularidade de cada cabelo. Além disso, é importante usar shampoo sem sal e aplicar condicionador apenas no comprimento dos fios”, ensina Thuany.
Invista nas reconstruções capilares
Os processos químicos reduzem a hidratação natural dos fios, por isso, fazer investir na reconstrução capilar ajuda a manter as madeixas mais saudáveis e bonitas. Esse processo repõe a queratina, proteína responsável por proteger e preservar a água e os nutrientes dentro do fio. Com as agressões, como a exposição solar, o uso de chapinha, secador ou químicas, a queratina se degrada, deixando o cabelo poroso e quebradiço.
Evite usar ferramentas de calor
Falando em secador e chapinha, esses aparelhos de calor são ótimos aliados quando o assunto é modelar e dar forma aos fios. Porém, a especialista alerta que o uso frequente desses aparelhos pode causar danos sérios, como o ressecamento e a quebra dos fios. “Evitar o uso ao máximo é o mais indicado, mas caso você não abra mão deles, é imprescindível usar um bom protetor térmico para proteger os fios. Além da proteção, ele dá mais brilho, alinha, hidrata e acaba com o aspecto seco das madeixas”, finaliza Thuany.