Como concretizar as metas de 2025 e ter o melhor ano da sua vida Foto: Pixabay

O início de um novo ano sempre nos convida a refletir sobre o que vivemos e sobre as metas que queremos realizar. Mas e se pudéssemos cocriar  2025 antes mesmo de o ano chegar? Estudos realizados até agora, como o da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, mostram que apenas 8% das pessoas conseguem manter os novos hábitos ao longo do ano e cerca de 88% deixam as promessas do ano novo de lado.

Por onde começar a traçar metas

Segundo Juliana Romantini, especialista em Mindfulness e certificada em Medicina do Estilo de Vida pela Harvard University, é possível começar o ano focado, com metas tangíveis. E manter a determinação em cumpri-las, e com isso, chegar ao fim do ano repleto de realizações e prosperidade.

A especialista, autora do método de treinamento físico e mental ‘Prática Integral’, para auxiliar a atingir o potencial máximo em saúde, bem-estar e equilíbrio, explica que a transformação e a realização dos planos para o ano novo deve se basear em uma estratégia sólida e pessoal. Baseada em três pilares – retrospectiva consciente do que aconteceu ao longo do ano, projeção de metas para ano novo, construção de quadro de realizações.

Combustível para realizações

Mas como esquematizar o plano para o próximo ciclo e manter o foco e a determinação ao longo do ano? Uma jornada de meditações direcionadas para o próximo ano pode ajudar tanto no planejamento das metas, na estratégia, como também manter a pessoa motivada, segundo Juliana.

O segredo é estabelecer uma base sólida para realizações das metas e ainda a criar uma realidade abundante, por meio de visualizações e meditações guiadas. Confira o passo a passo dessa técnica, que pode ser feita em casa e como seguir em cada etapa:    

  1. Retrospectiva consciente de 2024:  relembre o que deu certo e o que precisa ser melhorado a partir dos acontecimentos ao longo do ano que está acabando, a fim de extrair aprendizados.
  2. Projeção de metas para 2025:  planeje as ações, alinhadas aos seus valores e objetivos, trabalhando autoconsciência e atitudes focadas. Por exemplo: emagrecer 5 kg, mudar de casa, fazer uma transição de carreira.
  3. Construção de quadro de realizações: visualize e mentalize os desafios, o que te bloqueia. A escolha de um bom “símbolo” (arquétipo) pode equalizar os seus sentimentos em relação a possíveis bloqueios que pode ter na concretização de um sonho. Alinhar a sua emoção ao desejo já concretizado faz com que possa atrair mais e mais sinais de como chegar lá.

“Este é o momento para cocriar um futuro com foco e energia”, explica Juliana Romantini.