Ainda mais quando ela não é planejada. Se você está vivendo essa fase, saiba como lidar com as inseguranças e expectativas desse momento
Atransição de carreira não planejada pode acontecer de vários fatores, como uma necessidade imediata de melhorar a remuneração da renda da família, uma demissão, uma nova oportunidade de trabalho, ou mudança de cidade, ou então por conta de situações que estão fora do nosso controle, como a pandemia de Covid-19. “Durante a pandemia e com o impacto brutal em muitos setores da economia, milhares de pessoas se viram com a necessidade urgente de mudar de carreira sem nenhum planejamento”, conta Janaína Araujo, a empresária, CEO da LÉKÈ e idealizadora do Desert Women Summit, no Marrocos.
Mas como lidar a transição de carreira?
Priscilla Souza, psicóloga comportamental com experiência em RH, explica que quando somos forçados a uma mudança drástica de vida, o primeiro impacto não costuma ser bom, mas devemos pensar positivo e enxergar o melhor lado da oportunidade. “Às vezes, uma mudança de emprego propicia a descoberta de novas habilidades e talentos que nunca imaginamos. A rotina é algo confortável para o ser humano, então, mudar exige adaptação e muitas vezes gera desconforto.”
O importante é ter calma
Quando se pode escolher o momento para a transição de carreira, é preciso se organizar e se planejar para isso. “Fazer uma reserva financeira para urgências nesse momento de transição é ideal. Além disso, não ficar pensando no que poderia ter sido e olhar pra frente com determinação e otimismo ajuda a manter a positividade”, indica a psicóloga.
Janaína indica alguns passos importantes antes de tomar uma decisão sobre qual área deseja se arriscar caso tenha essa oportunidade.
- Identifique o que gosta, de fato, de fazer;
- Avalie a nova área de atuação e as competências necessárias;
- Invista no autoconhecimento;
- A informação sempre foi poder, por isso, faça uma pesquisa profunda, busque saber quem são os players de sucesso atualmente e estude a história deles.
E se não há tempo para o planejamento da transição de carreira?
Caso você se veja em uma situação em que precisa fazer a transição de carreira e não tem tempo para se planejar, como uma demissão, a empresária e CEO recomenda ir para uma nova carreira que esteja ligada com o seu propósito de vida. “Entenda como o mercado está remunerando essa nova atividade desejada por você, e quais perspectivas de crescimento em médio ou longo prazo.”
Você está feliz?
Para entender se é o momento de fazer uma transição de carreira, é preciso avaliar se você está feliz ou não na posição que está. “Precisamos refletir sobre as reais justificativas da insatisfação com o trabalho. Conflitos e dificuldades sempre existirão em qualquer contexto da vida. Temos que tentar fazer a nossa parte para tornar o nosso dia melhor. Mas se identificarmos que nosso esforço não está sendo suficiente, talvez seja hora de planejar uma mudança e enfrentar o medo do novo”, pondera Priscilla.
Janaína completa dizendo que quando não estamos felizes, a função exercida não traz motivação e não sentimos prazer na atividade. “Quando temos pânico ao ouvir o despertador pela manhã, desânimo em
encarar mais um dia de condução lotada, metas a cumprir, cobrança e pouco tempo para fazer o que gosta, são alguns dos fatores que podemos levar em consideração.”