
A maternidade envolve as mulheres mães em um universo único e incrível. No entanto, muitas vezes, esse papel tão intenso pode gerar a sensação de estar desconectada das novidades do mundo, ou mesmo de outras histórias.
A literatura é uma ponte para além da rotina — ela permite viver outras vidas, descobrir novas ideias e resgatar, nas páginas, um tempo só delas. Narrativas que emocionam, inspiram, divertem e ensinam têm o poder de transformar o dia.
Para este Dia das Mães, selecionamos 10 obras especiais para ler com afeto, pois um bom livro é o presente perfeito — capaz de abraçar, provocar diferentes sensações e ficar na memória.
O Peregrino
Essa obra é, sobretudo, uma inspiração para que cada um de encontre a própria jornada de fé. Publicado pela primeira vez em 1678, o clássico cristão de John Bunyan descreve a jornada de um jovem que deve levar seu pesado fardo até a Cidade Celestial. O caminho é repleto de desafios, mas ele se mantém impassível. A edição da Coleção Peregrino, do Grupo Editorial Edipro, é prefaciada pelo escritor, teólogo e filósofo Jonas Madureira.
(Autor: John Bunyan | Editora: Coleção Peregrino (Edipro) | Onde encontrar: Amazon)
Democratização do colo
Esse livro é fruto de escuta realizada durante os 20 anos em que a Jussara Santos atuou na educação infantil. Pesquisas indicam que, historicamente, bebês negros ganharam e ganham menos colo e precisam ser mais independentes. Cenas reais do cotidiano e pedidos de mães negras compõem esse texto, que espera contribuir para a formação continuada de educadores, mães, pais, familiares e pessoas comprometidas com a formação antirracista e a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
(Autora: Jussara Santos | Editora: Papirus | Onde encontrar: Amazon)
Uma noiva alemã por correspondência
Escrita por Cinthia Serejo, a obra é ambientada em Hamburgo, 1858. Só dois tipos de mulheres aceitam ser noivas por correspondência: as tolas e as desesperadas. E Agnes se enquadra em ambos. Ela responde a um anúncio de um próspero emigrante alemão, mas não imagina que não foi escrito pelo pretendente e essa é só a primeira notícia surpreendente que ela vai receber.
(Autora: Cinthia Serejo | Editora: Principis | Onde encontrar: Amazon)
Família – urgências e turbulências
Como melhorar os dilemas entre pais e filhos? Além de responder estes e outros questionamentos, Mario Sergio Cortella traz um posicionamento firme e claro: os pais que enfrentam situações como essas devem estar sempre alertas aos riscos que os conflitos em família podem provocar e, mais do que isso, devem adotar uma postura ativa, urgente e corajosa para encontrar soluções.
(Autor: Mario Sergio Cortella | Editora: Cortez Editora | Onde encontrar: Amazon)
Orar e Colorir
Esse livro para pintar é um refúgio de paz e inspiração. Além do momento de diversão, traz 30 passagens bíblicas que aquecem a alma, acompanhadas de ilustrações deslumbrantes, projetados para cultivar uma conexão mais profunda com a fé. Cada página se transforma em uma obra de arte única e o tempo dedicado para colorir será guardado para refletir e orar por meio da meditação artística.
(Editora: Coleção Peregrino (Grupo Editorial Edipro) | Onde encontrar: Amazon)
Feminina – tudo pode ser leve
Em meio à sobrecarga, cobranças e esgotamento que marcam a rotina de tantas mulheres, Karine Rizzardi resgata a verdadeira feminilidade com leveza, autenticidade e propósito espiritual. Ao combinar psicologia, neurociência e ensinamentos bíblicos, a autorapropõe exercícios práticos de autoconhecimento para viver com mais equilíbrio. Na obra, a psicóloga inspira mulheres a se reconectarem com a verdadeira essência.
(Autora: Karine Rizzardi | Editora: Vida | Onde encontrar: Amazon)
Tudo sobre a minha mãe
Priscila Malanconi faz um convite aos filhos para registrarem memórias, frases marcantes e gestos do cotidiano de suas mães. Com espaços interativos e ilustrações coloridas, a obra é uma forma de eternizar histórias e sentimentos criados ao longo dos anos. Ideal para presentear no Dia das Mães ou em qualquer ocasião especial para mostrar o quanto a figura materna é amada.
(Autora: Priscila Malanconi | Editora: VR | onde encontrar: Amazon)
A Dança das Bruxas
Nesta jornada, a psicoterapeuta Luana Barros mostra a importância dos laços femininos e da ancestralidade para a conexão da mulher com sua força interna. No enredo, quatro amigas tentam desvendar os mistérios por trás de uma situação inexplicável, conectada a uma antiga irmandade ativa na década de 1970. Enquanto resolvem vários enigmas, percebem as influências familiares em suas trajetórias, e vivenciam períodos de compreensão sobre si e as relações que as cercam.
(Autora: Luana Barros | Onde encontrar: Amazon)
Travessias
Com um olhar para os desafios dos imigrantes no Brasil do século XX, Fábio Steinberg resgata diferentes gerações impactadas pela busca do lugar de pertencimento. A personagem Hana, natural de Varsóvia, enfrentou grandes pressões sociais para se casar. Quando se muda para São Paulo com o marido e as duas filhas, lida com dilemas relacionados à conservação das tradições e à adaptação a um contexto diferente do qual sempre conheceu.
(Autor: Fábio Steinberg | Onde encontrar: Amazon)
A oração que Deus responde
Mais do que um guia sobre a oração do Pai-Nosso, este livro é um convite à compreensão do que significa, de fato, falar com Deus. Com base bíblica e sensibilidade espiritual, Magno Paganelli mostra como cada palavra da oração dominical revela intenções divinas e pode guiar decisões cotidianas. Ao unir fé, razão e devoção, a obra ajuda o leitor a transformar orações em experiências significativas e cultivar uma vida espiritual mais consciente e frutífera.
(Autor: Magno Paganelli | Editora: Acaz Editorial | Onde encontrar: Amazon)