Conheça 10 hábitos que prejudicam os dentes
Cuidar da saúde oral é fundamental para manter os dentes e gengivas saudáveis e prevenir problemas como cáries, gengivite e periodontite. Pode não parecer, mas existe uma série de hábitos rotineiros que são capazes de prejudicar seriamente a saúde dos dentes. Abaixo, Marina Frois Yamaguchi, diretora da Clínica Sorridi, em Indaiatuba, alerta para 10 deles.
1 – Mastigar gelo
Durante o preparo de algumas bebidas, pode ser comum mastigar alguns pedaços de gelo. Mas se este hábito é natural para você, significa que você pode estar com pagofagia, um distúrbio causado por deficiências nutricionais ou um distúrbio emocional. Mastigar pequenos pedaços congelados danifica os dentes, enfraquecendo o esmalte e facilitando o surgimento de cáries.
2 – Roer as unhas
Além de prejudicar a aparência das unhas, Marina alerta que roê-las também pode trazer consequências para o esmalte dos dentes, que podem até rachar. Além disso, o hábito pode provocar dores na mandíbula e até dor tensional na cabeça.
3 – Ranger ou apertar os dentes
O bruxismo, transtorno em que a pessoa aperta, desliza ou bate os dentes de forma inconsciente, pode levar à quebra ou ao desgaste de restaurações, próteses e implantes dentários. Já o bruxismo de vigília, caracterizado por apertar, encostar os dentes ou manter os músculos contraídos por muito tempo, pode provocar dores ligadas à Disfunção Temporomandibular, ocasionando dores faciais, limitação de abertura da boca, entre outros sinais que prejudicam as funções como mastigar e falar.
4 – Escovar os dentes e a gengiva com muita força
Nada em exagero faz bem, e com a higiene bucal não é diferente. Escovar os dentes com muita força pode corroer o esmalte dentário, causando sensibilidade. A gengiva também sofre, e tende a ficar vermelha, dolorida e com feridas.
5 – Usar produtos com tabaco
Além de prejudicial à saúde geral, o fumo também afeta o equilíbrio da boca: provoca mau hálito, promove o desenvolvimento de tártaro e causa infecções nas gengivas. O alcatrão também tende a amarelar os dentes, enquanto a nicotina danifica o esmalte.
6 – Chupar o dedo
Hábito comum entre crianças, chupar o dedo não é recomendado após os 6 anos de idade, quando os dentes permanentes começam a crescer, pois há risco de deformar os dentes e o palato, com uma possível necessidade de aparelho ortodôntico no futuro.
7 – Usar palito de dentes
Um dos itens mais populares para remover pequenos pedaços de comida preso entre os dentes, o palito pode corroer o esmalte, fazendo com que os dentes e o tecido gengival se retraiam, o que pode causar infecções orais e mau hálito. Caso precise eliminar algum resíduo, opte pelo fio dental.
8 – Tomar refrigerantes
Os refrigerantes são cheios de ácidos e subprodutos acidíferos do açúcar, o que pode provocar desmineralização do esmalte, contribuindo para a formação da cárie, um perigo para a saúde oral. Nas piores situações, uma mistura de esmalte desmineralizado com escovação inadequada, bruxismo e outros fatores pode levar até mesmo à perda dental.
9 – Comer guloseimas com muito açúcar
Falando em açúcar, as doenças bucais mais comuns ocasionadas pelos doces são as cáries e a doença periodontal, que eliminam os tecidos ao redor dos dentes, gengiva, ligamento periodontal e osso. Consideradas infecciosas, elas são causadas por espécies diferentes de bactérias, que utilizam os açúcares como alimento. Por isso, as guloseimas se tornam um potente substrato para a multiplicação bacteriana.
10 – Usar os dentes para abrir objetos
Os dentes são feitos para cortar e triturar comida, mas não para cortar fita adesiva ou abrir uma garrafa! Há riscos de quebrar o esmalte, fraturar os dentes ou causar problemas gengivais, comprometendo a saúde oral.