Como Proteger Sua Imagem Profissional no Carnaval: Dicas para Redes Sociais Freepik

Para muitos o Carnaval já começou. E a alegria é justificada. A expectativa pela diversão e folia para quem curte a data é certa. Nessa época, mostrar que está feliz, se divertindo com os amigos, viajando ou festejando o Carnaval nos bloquinhos pela cidade mesmo são coisas quase impossíveis de não se fazer em tempos de redes sociais. Há quem seja mais reservado e não poste muita coisa, mas há quem gosta de registrar todos os detalhes. O problema é quando isso passa a afetar sua imagem profissional. Aliás, isso pode mesmo afetar?

De olho na sua imagem

Especialistas em rede sociais alertam que é preciso ter cuidado com postagens durante os dias de folia para não prejudicar sua imagem, principalmente no trabalho. Jussara Sanches, especialista em posicionamento de autoridade no digital, explica que o que você publica nas redes sociais faz parte da sua reputação, especialmente no mundo digital, onde tudo é público e permanente.

“Hoje, mais do que nunca, as redes sociais são uma extensão da sua imagem profissional. O que você compartilha diz muito sobre seus valores, comportamento e visão de mundo, e isso impacta diretamente como você é percebido no mercado de trabalho. Empresas e clientes buscam profissionais que sejam coerentes, éticos e alinhados aos seus princípios”, orienta.

Sim, algumas empresas estão de olho

Sophia Marins, Diretora de Comunicação e Marketing da YourClub, sócia da rede social Conecte Publi, reforça que durante esse período de festa, muitas empresas acompanham o que os seus funcionários estão postando. “O limite entre vida pessoal e imagem profissional ficou mais tênue com as redes sociais. No carnaval, é importante lembrar que, mesmo sendo um período de festa e descontração, o que você posta é acessível a colegas, líderes e até clientes. A dica principal é a coerência: se a sua rede é aberta e usada profissionalmente, evite postagens que possam comprometer sua imagem ou gerar interpretações negativas. Você pode aproveitar a festa, mas sempre com bom senso”, sinaliza.

A empresária Maria Priscila Nabozni, CEO e fundadora da MAPPING e Especialista em marketing de influência, com mais de 15 anos executando projetos com celebridades e influenciadores digitais, explica que as empresas cada vez mais, observam as redes sociais para avaliar como os funcionários lidam com sua exposição pública, mesmo fora do ambiente corporativo. “Ou até mesmo para verificar como foi o feriado, se logo após a quarta-feira de cinza, aparecer um atestado médico”, alerta.

O que postar, segundo Jussara Sanches

  • Momentos leves e descontraídos: Compartilhe fotos e vídeos mostrando alegria e celebração, mas sempre com moderação.
  • Conteúdo relacionado à cultura e à arte: Desfiles de escolas de samba, eventos culturais e manifestações artísticas são ótimos exemplos de posts que mostram interesse e apreço pela cultura.
  • Interações positivas: Responda e interaja de forma respeitosa e divertida nos comentários.
  • Mensagens inspiradoras: Compartilhe reflexões leves ou mensagens positivas sobre o carnaval.
  • Dicas ou aprendizados: Se você tem algo interessante a compartilhar, como um insight sobre saúde, bem-estar ou até curiosidades sobre o carnaval, aproveite para gerar valor.

O que NÃO pode postar durante a folia, por Sophia Marins:

  • Conteúdos pejorativos, ofensivos ou preconceituosos: Comentários que reforcem estereótipos ou desrespeitem qualquer grupo social. Jamais poste algo que possa ser interpretado como preconceituoso
  • Excesso de consumo de álcool ou comportamentos impróprios: Evite imagens ou vídeos que possam ser mal interpretados.
  • Imagens de terceiros sem permissão: Respeite a privacidade alheia, principalmente em ambientes públicos.
  • Comportamentos extremos ou inadequados: Nada que comprometa sua credibilidade ou demonstre falta de limites.
  • Posicionamentos contraditórios aos valores da sua profissão: Evite temas sensíveis que possam gerar conflitos desnecessários.

“Seja cuidadoso com legendas: Evite frases de duplo sentido ou que possam soar ofensivas. Prefira mensagens leves e positivas. Proteja sua privacidade: Ajuste as configurações de privacidade para que apenas amigos próximos vejam postagens mais descontraídas. E mesmo assim, conteúdos podem vazar. Atenção ao ambiente: Publicar imagens em locais inapropriados ou com comportamentos que possam ser mal interpretados é um risco. Reflita sobre sua reputação: Antes de postar, pergunte-se: ‘Como alguém que não me conhece bem veria isso?’ Manter uma presença responsável e coerente nas redes sociais assegura que sua vida pessoal não comprometa sua reputação profissional. Afinal, hoje, somos uma extensão do que compartilhamos online”, complementa Maria.

Por fim, divirta-se!

Entretanto, a psicóloga Íris Simões (CRP: 05/66578), especialista em Psicologia Hospitalar – UFRJ, do Rio de Janeiro, faz um alerta importante: “Antes de qualquer coisa, é fundamental que as pessoas reconheçam a humanidade existente em cada trabalhador. Sem desmerecer o valor ou a competência desses indivíduos na sua atuação profissional. Eu, Íris, não vejo problema em compartilhar no meu Instagram profissional os meus momentos de descanso, com a minha família e amigos. Pelo contrário, acredito que é importante mostrar essas experiências como uma forma de incentivar as pessoas a valorizarem a vida de forma genuína e única, se permitam passar mais o tempo com quem amam. Além disso, é essencial internalizar que o descanso não é sinônimo de descaso com o trabalho. Afinal, a vida precisa ser vivida”, finaliza.