
Prática une elementos da constelação sistêmica, mindfulness e neurociência para promover reconexão emocional
O aumento dos casos de ansiedade e sobrecarga emocional vem levando o público feminino a adotar práticas terapêuticas alternativas. E uma dessas práticas é a constelação com cavalos. Conduzida por Nathalia Gottheiner em uma fazenda em Boituva, no interior de São Paulo, a vivência atrai mulheres de diferentes idades em busca de pausa, presença e reconexão emocional. Formada em comunicação social e artes cênicas, Nathalia se especializou em comunicação equina na África do Sul. Também é pós-graduada em comportamento humano.
O método desenvolvido por ela mistura elementos da constelação sistêmica, mindfulness e neurociência. A constelação sistêmica é uma técnica terapêutica alemã focada em resolução de conflitos. Por meio de dinâmicas, os consteladores identificam padrões disfuncionais e incentivam os pacientes a buscar curas, propondo revisão de crenças e reinterpretação de acontecimentos passados.
Nas dinâmicas da constelação com cavalos, a participante deve permitir que o corpo “fale”, sem a necessidade de utilizar palavras. Desse modo, durante os encontros, os animais reagem fisicamente às emoções das pessoas, revelando padrões inconscientes, vínculos familiares e tensões emocionais profundas.
Experiência pessoal
Nathalia Gottheiner conta que também passou por um processo de transformação pessoal ao entrar em contato com a prática. Antes de conduzir os encontros, ela viveu a experiência na pele e precisou desconstruir suas próprias resistências. “Quando entrei em uma formação de constelação com cavalos, fui tomada por um certo preconceito. Parecia pouco racional. Mas foi ali que comecei a acessar partes de mim que estavam adormecidas. Os cavalos não julgam, não interpretam. Eles apenas respondem. Mostram, com o corpo, o que muitas vezes não conseguimos verbalizar”, relata ela.
A terapia assistida por cavalos vem mostrando resultados positivos no fortalecimento da autoestima, segundo um estudo publicado pela National Library of Medicine. A publicação destaca que essa terapia eleva a autoconfiança e é eficaz na regulação emocional. Realizada com 100 participantes, a pesquisa observou que, após seis semanas de sessões semanais, o grupo que participou da intervenção com cavalos apresentou melhoras significativas nesses aspectos em comparação ao grupo controle.
Atriz aprovou
A atriz Thaila Ayala compareceu a uma das vivências. “Participar dessa experiência com cavalos, supervisionada pela Nathalia, foi uma das mais mágicas que já vivi. É difícil expressar em palavras, mas ela proporciona um intenso olhar para dentro, que não nos permite mais voltar para onde estávamos. Eu tive visões, entendimentos e compreensões de situações que nunca tinham acontecido em outra terapia. E obter isso por meio da natureza, das raízes e dos cavalos é algo incrível”, relata.
As sessões são realizadas mediante agendamento no Centro de Treinamento Executivo Bosque Belo, que fica na Fazenda Bosque Belo, em Boituva, cidade localizada a 110 km de São Paulo. Esse centro é especializado em experiências imersivas com cavalos para o desenvolvimento de lideranças e equipes. Além dos treinamentos corporativos, também oferece soluções customizadas para desenvolvimento de times. Mais informações: www.instagram.com/nathhorse
Edição: Fernanda Villas Bôas