Mamoplastia ou mastopexia? Se você sonha em fazer uma cirurgia plástica nos seios, essa matéria vai te tirar todas as dúvidas sobre mamoplastia e mastopexia

Se você sonha em fazer uma cirurgia plástica nos seios, essa matéria vai te tirar todas as dúvidas

Um grande número de mulheres se sente insatisfeita quando se olha no espelho, e não é porque devemos nos amar que não podemos investir em melhorias que nos faria nos sentirmos melhores, não é mesmo?

E quando o assunto é cirurgia plástica nas mamas, todo mundo já ouviu falar dessas duas: Mamoplastia ou Mastopexia. Mas, de fato, o que são e quais as diferenças entre elas? Você aprende aqui.

O que é mamoplastia?

“Definimos mamoplastia como toda cirurgia plástica mamária. Assim, por exemplo, a redução mamária é chamada de mamoplastia redutora e o implante de próteses de silicone também é chamado de mamoplastia de aumento”, explica Luís Maatz, cirurgião plástico, especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC/FMUSP), e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

E o que é mastopexia?

“Mastopexia é um tipo de mamoplastia que tem como objetivo principal o reposicionamento dos tecidos mamários e elevação do complexo aréolo-papilar (mamilos), conferindo um formato mais harmonioso e rejuvenescido das mamas. Pode ser associada ou não ao uso de próteses de silicone”, descreve o Dr. Luís Maatz.

Existem diferenças ou semelhanças entre ambas?

“Não existe diferença e nem semelhanças relevantes e são termos que podemos usar para a mesma cirurgia. O que difere é que, na mamoplastia, incluímos também a redução mamária, que além de elevar, reduz o tamanho das mamas”, aponta a cirurgiã plástica, Dra. Ana Roxo, Média PhD, especialista em Rinoplastia e Cirurgia Mamária.

Decisão conjunta!

O cirurgião, junto com a paciente, decide a técnica cirúrgica, desde que essa escolha atenda aos objetivos dela. Como disse, a mastopexia é uma mamoplastia, ou seja, é uma cirurgia mamária. Então, a denominação para a paciente faz muito pouco diferença”, afirma a Dra. Ana Roxo.

As cicatrizes da mamoplastia e da mastopexia

“As cicatrizes variam muito a depender de cada paciente. Em uma mamoplastia de aumento (colocação de próteses de silicone) as cicatrizes são pequenas (em torno de 4cm de extensão) e geralmente ficam localizadas no sulco inframamário (curva inferior da mama). Já uma mamoplastia redutora resultará em uma cicatriz em formato de T invertido na maioria das vezes, habitualmente extensas. A cicatriz de uma mastopexia pode variar desde cicatrizes reduzidas ao redor do mamilo, em L ou ou em T invertido”, explica o Dr. Luís Maatz.