Psicoterapia: conheça as diferentes abordagens Foto: Pixabay

Existem diferentes formas de tratamento quando o assunto é saúde mental

A psicoterapia é uma prática realizada por psicólogos, onde eles realizam intervenções necessárias de acordo com a necessidade do paciente. Mas existe uma grande dúvida quando o assunto são os tipos de abordagem existentes na psicoterapia e, por isso, a psicóloga clínica Adrielle Aguiar listou e descreveu cada uma delas.

Terapia Cognitivo-Comportamental

“A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma das abordagens mais conhecidas e utilizadas na terapia. O intuito dela é mudar as crenças que o paciente tem sobre si mesmo, sua situação e as pessoas ao seu redor. Na TCC, colocamos o paciente como protagonista da sua história e buscamos alterar a forma como ele se sente e seu comportamento. É amplamente utilizada para tratar uma variedade de transtornos, incluindo depressão e ansiedade”, explica Adrielle.

Terapia Analítico-Comportamental

“A Terapia Analítico-Comportamental (TAC) é uma abordagem terapêutica baseada nos princípios do behaviorismo radical, desenvolvido por B.F. Skinner. Essa terapia se concentra na análise e modificação dos comportamentos observáveis e das interações entre o indivíduo e seu ambiente. A TAC busca entender como os comportamentos são adquiridos e mantidos ao longo do tempo, considerando o contexto em que ocorrem”, pontua.

Psicoterapia Junguiana ou Psicologia Analítica

“Essa abordagem, criada por Carl Jung, se baseia no princípio de que a consciência humana é apenas uma parte superficial da personalidade das pessoas. Então, ela busca explorar e compreender outras partes do inconsciente de cada indivíduo. Além disso, essa abordagem analisa todo o contexto ambiental e social em que cada pessoa está inserida e como eles a influenciam.”

Psicologia Positiva

“A psicologia positiva é o estudo científico das qualidades que tornam a vida humana digna e significativa. Focada em promover o bem-estar, investiga conceitos como felicidade, resiliência e gratidão. Fundada por Martin Seligman, visa não apenas tratar doenças, mas também fortalecer habilidades e potencialidades humanas.”

Psicanálise

“Desenvolvida por Sigmund Freud, a psicanálise se concentra na exploração do inconsciente e das experiências passadas para entender comportamentos e pensamentos atuais. A psicoterapia psicodinâmica é uma forma mais moderna e abreviada dessa abordagem, ainda focando no insight sobre conflitos inconscientes.”

Gestalt-Terapia

“A Gestalt-Terapia é uma abordagem psicoterapêutica desenvolvida por Fritz Perls, Laura Perls e Paul Goodman, focada na percepção e na experiência do indivíduo no momento presente. Ela enfatiza a importância da autoconsciência e da responsabilidade pessoal, ajudando os indivíduos a compreenderem como seus pensamentos, sentimentos e ações estão inter-relacionados. A terapia busca integrar aspectos fragmentados da personalidade, promovendo o crescimento pessoal e a autorrealização”, finaliza Adrielle.