Alguns alimentos são muito potentes e eficazes quando o assunto é melhorar o desempenho do cérebro. Descubra quais incluir na sua dieta
Antes de mais nada, você sabia que a chave para um desempenho cognitivo aprimorado está no seu prato? Preservar uma memória eficaz e garantir um desempenho cognitivo elevado são estratégias valiosas para melhorar a sua produtividade, seja no ambiente de trabalho, nos estudos ou em qualquer outra atividade. Portanto, a alimentação desempenha um papel fundamental nesse processo.
“Além disso, assim como qualquer outro órgão, o cérebro também precisa de nutrientes específicos para funcionar no seu potencial máximo. Alimentos certos abastecem o cérebro basicamente”, comenta a nutricionista Juliana Vieira.
Para te orientar nessa jornada, a profissional revela os segredos de uma alimentação que impulsiona a memória e a capacidade cerebral para você incluir na dieta o quanto antes. Posteriormente, ela também alerta sobre os alimentos que podem comprometer o seu rendimento mental e que devem, ao máximo, ser evitados. Confira!
Nutrientes que impulsionam a mente
- Ômega 3: encontrado em peixes oleosos, chia, linhaça e nozes. Este ácido graxo mantém a atividade cerebral, evitando problemas cognitivos.
- Frutas vermelhas (Berries): cranberry, mirtilo, goji berry e açaí são ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios, contribuindo também para retardar o envelhecimento.
- Brócolis: fonte de vitamina K, fortalece a capacidade cognitiva, melhorando o raciocínio e a aprendizagem.
- Cacau: rico em ferro, fibras e magnésio. O cacau também é uma fonte de flavonoides que aumentam a circulação sanguínea cerebral, melhorando funções cognitivas e humor.
- Café: com cafeína e antioxidantes, o café mantém o cérebro alerta, melhorando concentração e aprendizagem.
- Cúrcuma: a curcumina, principal ingrediente ativo, portanto turbina a memória, estimula a neurogênese e reduz inflamações cerebrais.
- Espinafre: rico em nitratos, aumenta a circulação sanguínea cerebral, aprimorando o desempenho.
- Vitamina C: fundamental para melhorar a agilidade mental.
Alimentos que prejudicam o desempenho cognitivo
- Alimentos ultraprocessados: margarina, congelados, massas refrigeradas e café com creme podem atrapalhar o sistema cognitivo;
- Sucos de frutas industrializados: o açúcar reduz a flexibilidade cognitiva e afeta a memória;
- Queijos amarelos: com alto teor de gordura saturada, prejudicam a memória e causam inflamação cerebral;
- Pipoca de microondas: a gordura trans presente em alta quantidade desse alimento danifica as funções cerebrais e diminui o volume total do cérebro.