Saiba como escolher a peça mais adequada para sua prática esportiva
O uso de roupas com proteção UV é uma ótima opção para quem deseja praticar a atividade física e mesmo assim se manter protegido. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda cerca de 15 a 20 minutos de exposição diária, sem nenhum protetor solar. Com isso, a prática de atividades físicas, principalmente em locais abertos, pode se tornar um desafio para se proteger do sol. Porém, como escolher uma peça adequada?
Proteção UV: Tipos de tecido, clima e insetos
Para escolher uma camisa com proteção, tenha em mente o tipo de esporte que você vai praticar. Por exemplo, se você está em um local com mata e grande presença de insetos ou mosquitos que transmitem doenças, como a dengue, talvez seja melhor uma roupa com proteção UV e também com proteção repelente. Estas são fabricadas com um produto chamado Insecta EC50 Permetrina, que no tecido espanta os insetos. Ou seja, sem picadas durante a prática esportiva.
Verifique se a roupa com proteção UV é feita de algodão ou poliéster, pois, segundo a Sociedade de Dermatologia, tecidos de nylon podem deixar passar até 95% dos raios ultravioletas, tornando-se uma barreira pouco confiável para a pele. Já algodão e lona ajudam ainda mais neste caso.
Frio ou calor?
O clima também interfere na roupa e na performance do atleta. Por isso, é interessante observar se o tecido é térmico ou não. Roupas com proteção térmica são mais indicadas para temperaturas baixas.